Mais lidas

    Ivaiporã

    CORONAVÍRUS

    Em live, prefeito e diretora de saúde de Ivaiporã falam sobre novo decreto

     Novo decreto do munícipio segue recomendações do Estado
    Foto por Reprodução
     Novo decreto do munícipio segue recomendações do Estado
    Foto por Reprodução
     Novo decreto do munícipio segue recomendações do Estado
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 07.03.2021, 10:15:31 Editado em 07.03.2021, 10:20:22
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil realizou no sábado (6) uma live, explicando o novo decreto municipal 13.654.  A reunião que contou com a presença vice-prefeito Marcelo Reis e da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, foi no  salão nobre da Prefeitura. 

    O decreto municipal ratifica as medidas previstas no decreto do Governo do Paraná, que flexibiliza as medidas restritivas para conter a onda de contaminação pelo Covid-19.  

    O anterior que venceria na segunda-feira (8) foi estendido até as 05 horas quarta-feira, passando a vigorar o Decreto Estadual 7.020/2021, com duração de sete dias e término previsto para as 05 horas da quarta-feira (17).

    Durante a live Carlos Gil, Marcelo Reis e Cristiane Pantaleão pediram compreensão à população e colaboração no sentido de evitar contatos e consequentemente mais contaminação pelo coronavírus.

    Cristiane Pantaleão disse que  quantidade de casos ativos preocupa as equipes de saúde.  No sábado Ivaiporã tinha 248 casos ativos e 103 pacientes aguardavam resultados do Lacen.  

    “O vírus desta onda de contaminação é muito mais agressivo e o número de pessoas com sintomas graves aumentou. Por isso, a ocupação dos leitos não baixa. Nesse sentido, é fundamental que cada um colabore se protegendo, porque os profissionais de saúde estão esgotados”, alertou Cristiane Pantaleão. 

    A enfermeira do Controle de Infecções do Instituto de Saúde Bom Jesus, Elessandra Carmo, e o administrador do Hospital e Maternidade Ivaiporã, Lourival Mossini, também explicaram a procura por leitos de enfermaria e UTI devido ao aumento de casos positivos de Covid-19 e reforçaram a necessidade dos cuidados individuais.

    Denúncias referentes ao descumprimento das medidas podem ser feitas pelo (43) 98457-1928.

    Comércio das 10h00 às 17h00

    O horário do comércio não essencial sofrerá alteração a partir da próxima quarta-feira, dia 10 de março – passando a funcionar das 10h00 às 17h00, para evitar aglomerações no transporte coletivo, entre segunda e sexta-feira e limite de 50% de ocupação.

     

    Escolas

    Os ensinos público e privado mantêm suspensas as aulas presenciais na segunda-feira, dia 8, e terça-feira, dia 09. A partir de quarta-feira, dia 10, fica autorizado o retorno, inclusive em universidades e cursos técnicos – desde que seguindo a regulamentação da Secretaria de Estado da Saúde.

     

    Restaurantes, bares e lanchonetes

    Podem funcionar das 10h00 às 20h00 com 50% de ocupação. Fora desse horário fica restrito apenas à modalidade delivery, que pode operar 24h por dia. Não será permitido pegar no estabelecimento.

     

    Toque de recolher mantido

    O toque de recolher será mantido das 20h00 às 05h00 no Estado e a proibição de venda de bebidas alcóolicas no citado horário.

    O horário dos demais estabelecimentos, tais como academias e hotéis, assim como atividades religiosas, e a suspensão de atividades sociais constam no Decreto Municipal 13.654 e no decreto estadual.

    Também participaram a live os presidentes Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã, Danubia Palma; Sindicato dos Empregados no Comércio de Ivaiporã, Sirlene Martins; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, Donizete Pires; e a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.

    *Com informações Assessoria de Imprensa PMI

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Em live, prefeito e diretora de saúde de Ivaiporã falam sobre novo decreto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.