Coronavírus: por que Ivaiporã dobrou os casos no final de semana? - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

COVID-19

Coronavírus: por que Ivaiporã dobrou os casos no final de semana?

Divulgação
Foto por EC Imagens Aéreas
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Em três dias, Ivaiporã teve um aumento de 240% nos casos positivos de covid-19. Se na sexta-feira (19) a cidade tinha 22 casos, no domingo o boletim epidemiológico da prefeitura já mostrava 72 casos, a maioria diagnosticada por testes rápidos e em laboratórios particulares. Na segunda-feira, mais três casos positivos foram somados ao boletim, elevando para 75 o total de registros. Dos 53 casos confirmados desde sábado não há nenhum internamento, e os pacientes se encontram em isolamento domiciliar.  

Em conversa com o secretário municipal de saúde Claudeney Martins, ele pontuou vários fatores que contribuíram para o aumento. “Toda a medidas necessárias e recomendadas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas em Ivaiporã. A cidade vinha numa situação até confortável, tanto que em 15 dias havíamos tido apenas seis casos. Infelizmente, talvez pelos números baixos, houve um relaxamento das pessoas com os cuidados de prevenção”, comenta. 

Ainda segundo o secretário, o feriadão do Corpus Christi também foi preponderante. “Tivemos famílias recebendo parentes, aglomerações de pessoas, churrascos em chácaras. Houve a contaminação no feriadão, e no último final de semana o pessoal começou a sentir os sintomas”. 

Martins relata ainda que as contaminações vieram de vários pontos da cidade. “Tivemos registros de contaminações em bares e lanchonetes, em festas clandestinas e também no futebol. Em menor grau em salões de beleza, mas também houve casos”, diz o secretário que não descarta a necessidade de decretar lockdown na cidade. “Se continuar a escalada será inevitável”.

A prefeitura editou novo decreto municipal que passou a valer a partir de segunda-feira (22), determinando o fechamento de bares e lanchonetes, no período noturno (a partir das 18 horas). Também foram suspensas atividades em casas noturnas, lounges e boates, casas de eventos, salões de beleza e clínicas de estética.  A prática de futebol e outras atividades de contato físico foram proibidas e atendimento ao público da prefeitura foi paralisado por 15 dias. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Coronavírus: por que Ivaiporã dobrou os casos no final de semana?"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.