Consórcio permite que agricultores vendam produtos em 30 municípios - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Ivaiporã

    Consórcio permite que agricultores vendam produtos em 30 municípios

    Foto por
    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Prefeitura de Ivaiporã aderiu ao Consórcio Público Intermunicipal de Atenção a Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro), que é formado por 30 municípios.

    O Cid Centro facilita a comercialização de produtos de origem animal entre as 30 cidades, e amplia a área de abrangência da certificação municipal.

    O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, recebeu a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Maria Montenegro Holzmann, e o médico veterinário do Deagro (Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável) da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, e falou sobre as vantagens do Cid Centro e as mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

    “É uma importante ferramenta para os pequenos produtores comercializar os próprios produtos e com menos burocracia”, disse o prefeito Miguel Amaral.

    Conforme Vitória Holzmann e Carlos Santos os produtores do município de Ivaiporã que comercializam leite (derivados), embutidos, peixe, carne e mel, por exemplo, podem comercializar nos demais 29 municípios que integram o Cid Centro, quer seja em feiras, mercados ou supermercados, mediante o cumprimento das medidas sanitárias – além da exibição do selo de qualidade nos produtos.  

    Vitória Holzmann explicou que o Ministério da Agricultura avaliou 38 Consórcios Públicos Intermunicipais de Atenção a Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável no Brasil e classificou apenas 12 – Cid Centro foi o único classificado no Paraná, permitido a comercialização de produtos de Guarapuava a Pitanga, passando por Ivaiporã, São João do Ivaí a Faxinal.

    Na quarta-feira, dia 15 de julho, serão comercializados produtos de Nova Tebas (frango) e de São João do Ivaí (peixe) no Paraná Supermercados, às 14h00. E, em Pitanga, o lançamento será às 10h00. Devido ao período de pandemia do coronavírus (Covid-19) o número de produtores foi reduzido para evitar aglomeração e poder comercializar naquele estabelecimento. No entanto, a exposição e venda são realizadas em outros municípios e estabelecimentos.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Como reestruturar e garantir a sobrevivência do meu negócio?

    Deixe seu comentário sobre: "Consórcio permite que agricultores vendam produtos em 30 municípios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.