Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região de Ivaiporã - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

AGRICULTURA

Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região de Ivaiporã

Foto por TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A colheita de milho segunda safra 2019/20 nos 15 municípios da regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), iniciada no começo de julho, caminha a passos lentos em relação ao ano passado. Até agora apenas 15% da área de plantio de 50 mil hectares foram colhidos, conforme   levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). No ano passado, nesta mesma época a colheita já alcançava 48% da área. 

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, chuvas no início de julho e o clima mais frio desencadeou em dificuldades na colheita. “A umidade do milho também está muita alta por causa do frio, e para não perder muito na comercialização, o pessoal está esperando um pouco mais para avançar com a colheita”. A colheita na região deve ser concluída até o final de agosto.

Ainda segundo Empinotti, a expectativa inicial de produtividade de 5 mil quilos por hectare - 201 sacas por alqueire também não deve ser alcançada. “Boa parte das lavouras do milho passaram pela estiagem   na fase de floração e frutificação, e não recuperaram. Apesar das primeiras colheitas apresentarem uma boa produtividade a previsão é de queda de 20%”, completa Empinotti.

A boa notícia para os produtores, é com relação aos preços do cereal, que mesmo com a colheita da segunda safra avançando no estado, permanece bom. Nesta segunda-feira (20), o mercado do milho em Ivaiporã estava cotado à R$ 41,90 a saca de 60 quilos. Em 2019, no início do plantio a cotação o produto era cotada à R$ 28,00.    

Deixe seu comentário sobre: "Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região de Ivaiporã"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.