MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região de Ivaiporã

Colheita caminha a passos lentos em relação ao ano passado, até agora apenas 15% da área de plantio foi colhido

Da Redação

·
Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região  de Ivaiporã
Icone Camera Foto por TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.07.2020, 13:55:54 Editado em 20.07.2020, 16:18:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A colheita de milho segunda safra 2019/20 nos 15 municípios da regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), iniciada no começo de julho, caminha a passos lentos em relação ao ano passado. Até agora apenas 15% da área de plantio de 50 mil hectares foram colhidos, conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). No ano passado, nesta mesma época a colheita já alcançava 48% da área.

continua após publicidade

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, chuvas no início de julho e o clima mais frio desencadeou em dificuldades na colheita. “A umidade do milho também está muita alta por causa do frio, e para não perder muito na comercialização, o pessoal está esperando um pouco mais para avançar com a colheita”. A colheita na região deve ser concluída até o final de agosto.

Ainda segundo Empinotti, a expectativa inicial de produtividade de 5 mil quilos por hectare - 201 sacas por alqueire também não deve ser alcançada. “Boa parte das lavouras do milho passaram pela estiagem na fase de floração e frutificação, e não recuperaram. Apesar das primeiras colheitas apresentarem uma boa produtividade a previsão é de queda de 20%”, completa Empinotti.

continua após publicidade

A boa notícia para os produtores, é com relação aos preços do cereal, que mesmo com a colheita da segunda safra avançando no estado, permanece bom. Nesta segunda-feira (20), o mercado do milho em Ivaiporã estava cotado à R$ 41,90 a saca de 60 quilos. Em 2019, no início do plantio a cotação o produto era cotada à R$ 28,00.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Colheita do milho segunda safra segue atrasada na região de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!