MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Chuvas ultrapassam média esperada para janeiro e preocupa agricultores

O excesso de umidade preocupa os produtores rurais, que podem ter perdas consideráveis com a safra de verão

Da Redação

·
O excesso de umidade preocupa os produtores rurais, que podem ter perdas consideráveis com a safra de verão
Icone Camera Foto por TN Online
O excesso de umidade preocupa os produtores rurais, que podem ter perdas consideráveis com a safra de verão
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2021, 15:42:45 Editado em 01.02.2021, 15:47:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A cidade de Ivaiporã registrou no mês de janeiro o maior volume de chuvas dos últimos cinco anos, 422 milímetros, conforme informações da Sanepar. O volume ultrapassa a média para o mês que historicamente é por volta dos 200 mm. O excesso de umidade preocupa os produtores rurais, que podem ter perdas consideráveis com a safra de verão.

continua após publicidade

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab de Ivaiporã, na região o volume em janeiro variou entre 390 e 420 mm. É o maior volume de chuvas dos últimos cinco anos na regional, a última vez que a região registrou precipitações semelhante foi em outubro de 2017, quando choveu 391,9 mm.

Conforme o agrônomo do Deral, Randolfo Oliveira, o excesso de umidade começa a atrapalhar as culturas de verão, principalmente o feijão e a soja. Entre dezembro e janeiro o volume acumulado foi de 606 mm. “O feijão pegou a fase de maturação final de frutificação e as poucas áreas isoladas da cultura familiar aqui na região praticamente estragou tudo”.

continua após publicidade

A área plantada com feijão nos municípios da regional é de aproximadamente 300 hectares. “Brotou as vagens a qualidade caiu. Quem conseguiu colher foi menos de 20 sacas por alqueire”, disse Oliveira.

Preocupação também com a cultura da soja, que nesta temporada nos municípios da regional tem área cultivada de mais de 160 mil hectares. “Até antes das chuvas de janeiro as plantas estavam dentro do controle, com previsão de colher em média 170 sacas por alqueire. Agora, a soja entrou numa encurralada, porque estava desenvolvendo bem, pegou aquela fase que precisava água, e hoje que precisa secar um pouco, porque já encheu os grãos, está com esse excesso de umidade. Se pegar esse excesso na colheita o prejuízo pode ser grande”.

Outro problema é que nas últimas duas semanas não houve como os produtores aplicarem os defensivos. “Assim que começar a abrir o sol, a umidade alta e a temperatura subindo, começa a aparecer a ferrugem. Mesmo que não aparecer doença, os produtores já devem ter prejuízos com a qualidade”, explicou Oliveira.

Ainda segundo o agrônomo, a produção de milho não foi prejudicada pelo excesso de umidade. “O milho já estava tudo espiga, indo para a maturação e o grão endurecendo. Não deve causar prejuízos para o produtor”, destacou Oliveira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Chuvas ultrapassam média esperada para janeiro e preocupa agricultores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!