Ivaiporã recebe o Festival Paralímpico nesta quarta-feira - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Ivaiporã

Ivaiporã recebe o Festival Paralímpico nesta quarta-feira

O Festival Paralímpico de Atletismo entra em sua sexta edição - Foto: Ivan Maldonado
Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Complexo Esportivo Sapecadão em Ivaiporã recebe nesta quarta-feira, a partir das 8h30, com mais de 670 crianças, adolescentes e adultos com deficiência, a 6ª edição do Festival Paralímpico de Atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vão participar do evento mais de 30 municípios de todo o Estado.

Durante o festival, a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) também realiza a seletiva para a formação e a possível convocação da equipe brasileira de atletismo, que vai representar o Brasil nos XXV Jogos Sul-Americanos Escolares de 2019, no mês de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

O festival é voltado para atletas com idades a partir dos 10 anos em competições divididas por idade e classe funcional (deficiência) nas modalidades de corridas de 100, 200, 400, 800, 1,5 mil metros, revezamento 4 x 100 metros e caminhada para o paralisado cerebral.

Nas provas de campo as competições são de arremesso de peso, dardo, pelota (bolinha para síndrome de down) e salto em distância. Desde o ano passado, os autistas também participam na modalidade de corrida de 100 metros.

Conforme o professor Ricardo Carminato, coordenador do Festival Paralímpico, o evento que é organizado pelo curso de Educação Física do campus de Ivaiporã faz parte do Projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (AFAVI).

“Hoje já somos o maior evento paralímpico do Brasil para pessoas com deficiência e a intenção é continuar fazendo um evento de qualidade como a gente vem fazendo a cada ano. Esperamos um evento muito legal, onde vamos oportunizar um dia de atleta para essas crianças”, afirma Carminato.

Simultaneamente ao festival, a CBDI realiza uma seletiva de atletas que vão representar o Brasil nos XXV Jogos Sul-Americanos Escolares de 2019.  “É um reconhecimento da confederação ao festival organizado pelos alunos da UEM. Aproximadamente 40 crianças de todo o país estarão participando da seletiva”, assinala.

Incentivo - Carminato também se mostra muito feliz com o incentivo que o festival vem recebendo dos atletas da seleção paraolímpica brasileira, que estão representando o país no Parapan, em Lima no Peru. “Nós temos o Edevaldo Silva (atleta de Cruzmaltina) que também está lá, e estamos recebendo muitos vídeos de incentivos e reconhecimento de vários atletas que estão competindo no Parapan”.

O Festival Paralímpico é organizado pela UEM e conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, através do Departamento Municipal de Educação, Sesc, Secretaria Estadual de Esportes e Turismo e Núcleo Regional de Educação. 

 

 

Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã recebe o Festival Paralímpico nesta quarta-feira"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.