MAIS LIDAS
VER TODOS

Ivaiporã

Prefeitura e associação realizam em julho 1º Festival do Japão de Ivaiporã

Com o ritmo de construção da obra da Praça Japão acelerada, a Prefeitura de Ivaiporã e a Associação Cultural Esportiva Nikkei (Aceni) começaram a discutir os preparativos para a inauguração da obra e o 1º Festival do Japão. Em uma reunião realizada na noi

Da Redação

·
Prefeitura e associação realizam em julho 1º Festival do Japão de Ivaiporã
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2019, 08:57:00 Editado em 04.05.2019, 08:59:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o ritmo de construção da obra da Praça Japão acelerada, a Prefeitura de Ivaiporã e a Associação Cultural Esportiva Nikkei (Aceni) começaram a discutir os preparativos para a inauguração da obra e o 1º Festival do Japão. Em uma reunião realizada na noite de anteontem, no salão nobre da prefeitura, ficou confirmado o evento para os dias 20 e 21 de julho. A empresa que executa as obras garantiu a conclusão até o final do mês de junho. 

continua após publicidade

A praça que recebe a intervenção fica localizada na Avenida Castelo Branco, nas proximidades do Instituto de Saúde Bom Jesus. Será a primeira da cidade com conceito temático. Segundo o prefeito Miguel Roberto Amaral, a praça contará com uma estrutura que inclui museu, lago de carpas coloridas, iluminação, bancos e portais com paisagismo de acordo com a cultura japonesa. 

“Tanto a revitalização da praça como o festival tem como objetivo preservar e divulgar as raízes japonesas que foram e são importantíssimas no desenvolvimento de Ivaiporã”, comenta. Conforme o presidente da Aceni, Sunao Yotsumoto, a primeira edição do festival terá conteúdo programático com shows musicais, danças, exposições, gastronomia e entretenimento para toda a família. 

continua após publicidade

“Estamos convidando as outras associações ligadas à cultura japonesa no Paraná e estamos otimistas”, comenta. Conforme o prefeito Miguel Amaral, a Praça do Japão faz parte do programa municipal Praças Temáticas/Turismo. “O turismo é uma importante fonte de renda responsável por 10% do que gira na economia do mundo. A visão da administração municipal é que as praças temáticas também atraiam turistas para movimentar o comércio”.

Outro projeto que foi licitado e deve ser iniciado nos próximos dias é a Praça França, que será distribuída em três quadras no centro da cidade com a construção de réplicas da Torre Eiffel e Arco do Triunfo. Os temas escolhidos para as praças, segundo o prefeito foi para homenagear os colonizadores não só de Ivaiporã, mas de todo estado. “No caso da Praça França estaremos homenageando a primeira experiência de cooperativismo no Brasil”. Em 1847 o médico francês Jean Maurice Favre fundou uma cooperativa com um grupo de franceses na Colônia Tereza Cristina, no município vizinho de Cândido de Abreu. Miguel Amaral destaca ainda que até o final da gestão serão revitalizados outros dois espaços. A praça que fica nas proximidades da rodoviária em frente a El Cid com o tema Itália. Outro espaço foi destinado para ser revitalizado com o tema Portugal.

“Também deixaremos projetadas mais quatro praças”, comenta o prefeito. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura e associação realizam em julho 1º Festival do Japão de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!