Autistas serão incluídos no Festival Paralímpico de Atletismo de Ivaiporã - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Ivaiporã

Autistas serão incluídos no Festival Paralímpico de Atletismo de Ivaiporã

Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A direção do campus de Ivaiporã da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já está preparando mais uma edição do Festival Paralímpico de Atletismo para o próximo mês. A expectativa da organização este ano é receber cerca de 600 participantes de 30 municípios do Paraná. A novidade desta edição é a inclusão da classe de autismo. A UEM conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Sesc e Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. 

Conforme o diretor do campus, Ricardo Carminato, as Apaes já receberam os convites e, nos próximos dias, receberão também o regulamento, e as fichas de inscrição. 

“Como todos os anos, serão ofertados a alimentação, brindes e medalhas. Este ano vamos ter as provas normais que são para deficientes visuais, intelectuais e físicos e também estaremos incluindo a classe dos autistas, e de novo sendo pioneiros, porque não existe isso no Brasil uma competição para eles”. 

Segundo Carminato, o Festival da UEM é o maior evento específico de atletismo do Paraná neste formato, e serve de referência para Comitê Paralímpico Brasileiro. 

“Ano passado estive em São Paulo apresentando essa proposta. O comitê tomou isso como referência e quer fazer em todos estados. É um projeto para fomentar o esporte para essa população que não tem a possibilidade de começar a praticar o esporte, ainda quando criança” relatou Carminato. 

COMPETIÇÕES
O evento, que está na quinta edição, está marcado para o dia 26 de setembro, no complexo esportivo Sapecadão. A organização é do curso de Educação Física do campus de Ivaiporã, e faz parte do Projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (AFAVI).

O festival é voltado para atletas com idades a partir dos 10 anos em competições divididas por idade e classe funcional (deficiência) nas modalidades de corridas de 100, 200, 400, 800, 1.5 mil metros, revezamento 4 x 100 metros e caminhada para o paralisado cerebral. Nas provas de campo as competições serão de arremesso de peso, dardo, pelota (bolinha para síndrome de down) e salto em distância. Os autistas participarão na modalidade de corrida de 100 metros. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Autistas serão incluídos no Festival Paralímpico de Atletismo de Ivaiporã"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.