Ivaiporã inicia plantio de mudas do ‘Minha Araucária’ - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Ivaiporã

Ivaiporã inicia plantio de mudas do ‘Minha Araucária’

Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O projeto “Minha Araucária” desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ivaiporã vai semear as primeiras 200 mudas em área de aproximadamente meio hectare. A área foi cedida pela Furnas Centrais Elétrica na Vila Residencial de Furnas, e fica nas proximidades do lago. O projeto visa o resgate e a conservação da araucária, árvore símbolo do Paraná, que está entre as espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. 

Conforme a bióloga responsável pelo projeto, Denise Kusminski, além dessa área, a prefeitura já planeja o plantio de outras sementeiras no Jardim Universitário, Jardim Itapoã, Residencial Bela Vista e Residencial Casagrande. “A ideia é plantar de 500 a mil mudas por ano no município”, afirma. Ela justifica a necessidade de conservação e produção de sementes das Araucárias. 

“Por muitos anos, a Araucária foi alvo da exploração indiscriminada e, por isso, hoje é considerada uma espécie ameaçada de extinção”, enfatiza. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo, a prefeitura participa do projeto com apoio técnico e logístico para as criação das áreas de produção de sementes. O principal direcionamento do projeto é a execução em áreas rurais, loteamentos e áreas institucionais de Ivaiporã. 

“Poderão ser em áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas consolidadas, loteamentos, parques, jardins, unidades de conservações, áreas constitucionais, entre outras. É um projeto muito bem pensado, que embora em áreas fragmentadas, colabora para a conservação da espécie” destaca. O prefeito Miguel Amaral (PSDB) acredita que a restauração de florestas com araucária contribuirá com o resgate da cultura local. 

“Recuperar esse bioma é fundamental para preservar o meio ambiente e conservar as nossas raízes”, destaca.As mudas das Araucárias estão sendo produzidas pelo Viveiro Municipal de Ivaiporã e conta com o apoio do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também se propôs a aumentar o plantio de mudas no viveiro estadual para ajudar na recuperação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã inicia plantio de mudas do ‘Minha Araucária’"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.