Ivaiporã inaugura painel e escultura - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Ivaiporã

Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Neste sábado, às 10 horas, no Parque Ambiental Jardim Botânico, o pintor muralista Thiago Thipan e a escultora Janete Mehl entregam para Ivaiporã dois trabalhos artísticos que passam a fazer parte do patrimônio cultural da cidade. A ação faz parte do projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida” da ONG curitibana Unicultura e Trento Edições Culturais. No Paraná oito cidades foram contempladas com o projeto.

Segundo Thipan, o grafite de 16 por 5 metros pintado na parede do Centro Cultural da Melhor teve como referência o hino e o brasão da cidade. “Ivaiporã é muita relacionada ao cultivo, à agricultura. Tem aqui representado o milho, que no passado trouxe para a cidade, o título de Capital do Milho. Tem também os camponeses representando o trabalho no solo e a referência forte do feminino neste trabalho, como a mulher sendo o apoio forte para a família, o trabalho em equipe”, relata Thipan. 

Na entrada do Parque Jardim Botânico pela Avenida Ladislao Gil Fernandes, também foi instalado uma escultura de 7,30 metros representando um coração, produzido pela escultora Janete Mehl, em aço recuperado do antigo Instituto Brasileiro do Café. “O que foi feito é logística reversa. Trabalhar com material que teoricamente ia para o lixo, e que pode ser transformado numa obra de arte. É o coração da cidade, o amor que as pessoas sentem por Ivaiporã, o cuidado”, enfatiza Janete. O projeto que foi realizado nesta semana também incluiu oficinas nos Colégios Estaduais Barbosa Ferraz, Idália Rocha e Barão do Cerro Azul. 

“São oficinas de arte para compartilhar nossos conhecimentos e estimular os jovens e também do patrimônio histórico”, disse Thipan. O prefeito Miguel Amaral (PSDB) destaca que os trabalhos são importantes para a valorização da arte, além de enriquecer a produção local. "Acho que a importância desse tipo de trabalho é demonstrar que a arte edifica. Espero que sirva para incentivar e outros projetos como esse passem a ser mais comuns".

O programa Fazendo a Arte Tecendo a Vida é viabilizado por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã.  No Paraná, a iniciativa circulará por 8 cidades, entre os meses de fevereiro e julho, promovendo oficinais de patrimônio histórico e educação patrimonial, inserção à arte e arte urbana para os estudantes da rede pública.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: " Ivaiporã inaugura painel e escultura"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.