MAIS LIDAS
VER TODOS

TRADIÇÃO

Ivaiporã volta a celebrar a caminhada dos Três Reis Magos

Os foliões da Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira, de Ivaiporã, reencontraram a caminhada das festas de Santos Reis; assista

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.01.2022, 20:05:29 Editado em 03.01.2022, 20:05:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os foliões da Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira, de Ivaiporã, reencontraram a caminhada das festas de Santos Reis. Neste ano, voltou a ser feita de forma presencial pela primeira vez depois da pandemia da Covid-19. Segundo os organizadores, estão sendo seguidos protocolos de segurança para proteger a saúde de todos os participantes durante as visitas.

continua após publicidade

A Folia dos Santos Reis, festa religiosa que celebra o nascimento de Jesus Cristo e o momento quando os Três Reis Magos foram visitá-lo, é a maior tradição da cultura de Ivaiporã.

Mesmo antes de o município obter a emancipação política e administrative, o que ocorreu em 1961, a Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira já percorria as ruas da cidade relembrando a caminhada dos Santos Reis.

continua após publicidade

Nesta segunda-feira (3), após percorrer várias propriedades rurais, a parada para o almoço foi no Recanto do Vanuza, na localidade de Severiano, no distrito de Jacutinga.

A sub-gerente da companhia, Laiza Teixeira, falou da alegria e da emoção de voltar a festejar os Três Reis: Baltazar, Gaspar e Melchior. “É uma emoção muito grande. Depois do último ano difícil que não pudemos sair, acredito que todos foliões estão muito felizes e muito animados e com bastante energia para fazer a folia deste ano”.

Uma das características da Companhia é a grande participação de foliões de diversas cidades do Paraná e também de outros estados. “Este ano a folia está completando 63 anos de tradição aqui em Ivaiporã. Infelizmente por causa da pandemia, no ano passado não pudemos sair, mas fizemos orações de longe, cada um na sua casa. Agora, graças a Deus, com todo mundo vacinado, estamos respeitando os protocolos, todos usando máscaras, álcool gel e está sendo muito bom”, comenta. Neste ano a Folia de Reis em Ivaiporã contou com a participação de devotos também de Curitiba, Londrina, Apucarana, Guarulhos, São Paulo, Americana, Sumaré e Ribeirão Preto.

continua após publicidade

Outra diferença desta edição é que o canto tem sido realizado fora das casas. “Procuramos fazer nos quintais, nas calçadas, em lugares abertos para ter uma maior segurança. Não só para os foliões, mas também para as pessoas que recebem a bandeira”, assinala Laiza.

De acordo com a tradição cristã, o dia 6 de janeiro é aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos Reis Magos. Por isso, o encerramento da caminhada ocorre na próxima quinta-feira, a partir das 16 horas, na Capela da Diaconia Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte. VEJA:

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã volta a celebrar a caminhada dos Três Reis Magos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!