MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Ivaiporã discute projeto do legislativo de coleta seletiva

visa incentivar a população a separar os resíduos sólidos urbanos domésticos

Da Redação

·
Reunião aconteceu no salão nobre da prefeitura
Icone Camera Foto por Assessoria PMI
Reunião aconteceu no salão nobre da prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2021, 05:05:03 Editado em 18.06.2021, 06:23:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sacolas com cores diferenciadas para facilitar o processo de separação e coleta de lixo podem ser adotadas como padrão em Ivaiporã. Esse é objetivo de um projeto de lei de autoria do Legislativo apresentado nesta semana pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, e a presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, a empresários do município.

continua após publicidade

O projeto visa incentivar a população a separar os resíduos sólidos urbanos domésticos, facilitar a coleta e manter a limpeza pública. O processo facilitaria a organização dos materiais reciclados, cujo trabalho é desenvolvido pela Coopemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis) no Aterro Sanitário.

Conforme o projeto, as sacolas distribuídas pelos supermercados, mercearias, açougues, padarias e hortifrutigranjeiros passariam a ter as cores azul e marrom. As empresas adotariam 70% de sacolas azuis e 30% de sacolas marrons na distribuição de seus produtos, tendo em vista que a geração de resíduos recicláveis é maior que a de material orgânico.

continua após publicidade

Na sacola azul seriam depositados materiais recicláveis, limpos e secos, tais como lata, plástico, papel e vidro. Na sacola marrom acondicionados materiais de origem orgânica – restos de alimentos para compostagem de adubo orgânico (tais como, cascas de frutas, restos de comidas em geral).

Os materiais recicláveis deverão ser colocados em frente à residência no dia especificado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Denise Kusminski compreende a importância ambiental e defendeu que “o dever de ajudar é tão relevante quanto o de cumprir as leis”, enquanto Gertrudes Bernardy informou que “o objetivo é estimular a educação ambiental no município, proteger a saúde pública e ampliar a vida útil do Aterro Sanitário com a colaboração dos empresários. ”.No final da reunião, ficou definido o levantamento de orçamentos de valores das sacolas com cores diferentes para decidir na próxima reunião e finalizar a discussão para a possível implantação do Projeto de Lei.

A reunião aconteceu no salão nobre da Prefeitura e contou com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã discute projeto do legislativo de coleta seletiva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!