MAIS LIDAS
VER TODOS

AEDES AEGYPTI

Ivaiporã confirma primeiro caso de dengue em 2022

Trata-se de um cidadão, que reside na área central, com histórico de viagem nos últimos 15 dias.

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reproduçao
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2022, 20:23:21 Editado em 07.03.2022, 20:23:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O município de Ivaiporã confirmou laboratorialmente o primeiro caso de dengue de 2022. Trata-se de um cidadão, que reside na área central, com histórico de viagem nos últimos 15 dias.

continua após publicidade

O caso acende, mais uma vez, o alerta sobre a necessidade de aumentar a vigilância na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. O Departamento de Saúde e a Vigilância Sanitária explicam que os principais sintomas da dengue são febre, dores no corpo e manchas vermelhas. No entanto, alguns casos podem apresentar forma grave.

As equipes de endemia desenvolve um trabalho contínuo de controle e prevenção da dengue, identificando os pontos com maior risco e bloqueando os arredores dos ambientes que têm caso suspeito e/ou confirmados. Mas as ações são ineficazes se não houver o comprometimento da população na eliminação dos espaços ou recipientes onde o mosquito se reproduz.

continua após publicidade

As áreas com maiores índices de infestação de larvas do Aedes aegypti são: Terminal Rodoviário, Furnas, Jardim Ouro Preto, Vila João XXIII, Cemitério Municipal (Vila Monte Castelo) e Unidade Polo (Espírito Santo). Nestas áreas da cidade foram eliminados focos dos criadores do mosquito da dengue pelos agentes de endemias, e dada orientação aos moradores referente aos cuidados e medidas de prevenção.

Este ano, também foram realizados 3 bloqueios – quando há notificações de casos suspeitos de dengue, no Sapecadão, Jardim Guanabara e próximo ao Lar Santo Antônio.

Na área central, onde foi confirmado o caso de dengue, os agentes de endemias trabalham eliminando os focos do mosquito, orientando os moradores sobre os cuidados e a prevenção contra a dengue, e aplicando veneno – quando necessário.

Os espaços mais propícios para larvas são: caixas d´água mal vedadas, latões e vasilhas utilizados para armazenar água de chuva; pneus jogados em terrenos baldios; lixos, tais como lona, copinho descartável, marmitas e restos de materiais de construção; vasos de plantas; e vasilhas de água dos animais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã confirma primeiro caso de dengue em 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!