Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Ivaiporã celebra Dia da Água "Cultivando Água Limpa" nas nascentes

O prefeito Carlos Gil acompanhou a recuperação e preservação de 4 nascentes próximas à Pedreira Municipal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nesta quarta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água e a Prefeitura de Ivaiporã comemora a data executando um dos mais importantes programas ambientais: Cultivando Água Limpa, que foi criado na 1ª gestão Carlos Gil e transformado na Lei Municipal 2.596 de 26 de fevereiro de 2015, com a finalidade de recuperar e preservar as nascentes e matas ciliares das propriedades próximas à Bacia do Rio Pindaúva – manancial que abastece o município.

- LEIA MAIS: Iniciadas obras de recape da estrada da Barra Preta, em Jardim Alegre

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com o trabalho de recuperação e preservação das nascentes o município não raciona água desde 2016. E, como reconhecimento, o programa foi o vencedor do Prêmio Gestor Público do Paraná, em 2015, por garantir a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Vazão

O prefeito Carlos Gil acompanhou a recuperação e preservação de 4 nascentes próximas à Pedreira Municipal, nesta quarta-feira, 22 de março, e conferiu a vazão que era de 5.070 litros por hora passando a ter 9.640 litros por hora.

“Em 2021, iniciamos o trabalho de recuperação das nascentes na Bacia do Rio Pindauvinha, que corta o município de Norte a Sul, e somando com as nascentes revitalizadas na Bacia do Rio Pindaúva totalizam 200. É desta forma que contribuímos com a natureza e cumprimos 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável referentes às metas 6 (água potável e saneamento), 13 (ação contra a mudança global do clima), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação)”, associou Carlos Gil.

publicidade
Das 200 nascentes revitalizadas 70 foram executadas em 2021 e 2022


O prefeito também destacou que, graças ao programa Cultivando Água Limpa, Ivaiporã não precisou racionar água durante as severas crises hídricas que o Estado do Paraná enfrentou recentemente. Pelo contrário! O município forneceu caminhões de água para outras cidades que foram forçadas a fazer rodízio de consumo.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, que acompanhou o prefeito na recuperação e preservação das 4 nascentes, alertou que cidade alguma se desenvolve economicamente e de forma sustentável sem ter água potável e em abundância.

publicidade

“O programa Cultivando Água Limpa é exemplo no Estado do Paraná e fundamental em períodos de estiagem – além de formar um corredor de biodiversidade no entorno do Rio Pindaúva”, informou Denise Kusminski.

O trabalho de recuperação e preservação do programa Cultivando Água Limpa é feito por Márcio Zanardo.


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline