O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou a interdição na ponte sobre o Rio Ivaí, localizada na PR-457, entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí, no dia 26 de agosto. O fechamento, para a realização de reparos essenciais, afetou significativamente o tráfego na região do Vale do Ivaí, e a interdição segue programada para durar até o dia 10 de outubro.
📰 LEIA MAIS: Governador encaminha projeto de nova ponte no Rio Ivaí para o DER-PR
Durante este período de 45 dias, motoristas que dependem dessa rota precisarão encontrar caminhos alternativos. A orientação é que buscar rotas pela PR-317, passando por Floresta e Engenheiro Beltrão, ou pela PRC-466, passando por Borrazópolis e Lidianópolis.
Esta ponte tem 300 metros de comprimento e 12,5 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamento em ambos lados da pista.
Por que o bloqueio total é necessário?
O bloqueio total do tráfego de veículos é necessário pois está sendo realizado o desmonte das cabeceiras da ponte, além da execução de novos dispositivos de contenção, recomposição de aterro e implantação de novas lajes de transferência no encontro entre a ponte e as cabeceiras.
A medida é inevitável devido ao rompimento parcial das contenções atuais das cabeceiras, sendo necessária a substituição, e com celeridade, para evitar as chuvas de final de ano e cheias do Rio Ivaí, que poderiam agravar a situação. O DER/PR descartou a realização de reforço das contenções danificadas devido ao risco de escorregamento das cabeceiras durante estes serviços.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Também estão previstos no planejamento da obra reparos e recuperação da superfície das estruturas de concreto, novas barreiras de concreto, melhoria do sistema de drenagem de águas na ponte e cabeceiras, reparo do pavimento e substituição das juntas de dilatação, reforço da sinalização e instalação de dispositivos de segurança, limpeza e pintura, entre outros.
Alguns desses serviços já foram finalizados e outros serão realizados posteriormente, sem a necessidade de interdição da ponte. O investimento total de todas as etapas da obra é de cerca de R$ 2 milhões.
Veja fotos das obras:
Os serviços na ponte serão realizados por meio de contrato de manutenção de 13 obras de arte especiais (OAEs) do Escritório Regional Vale do Ivaí da Superintendência Regional Norte do DER/PR. Estão sendo reformados um viaduto, um passa-gado, duas galerias e nove pontes, em um investimento de R$ 9.199.783,44.
Fonte: GMC Online.
Deixe seu comentário sobre: "Interdição da ponte do Rio Ivaí: veja como estão as obras e cronograma"