MAIS LIDAS
VER TODOS

EMPREENDEDORISMO

Inglês radicado na região produz gim premiado às margens do Rio Ivaí

Destilaria de São João do Ivaí carrega longa história de produção familiar da bebida na Inglaterra; saiba mais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2023, 10:17:19 Editado em 07.11.2023, 12:04:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma empresa localizada no Vale do Ivaí vem ganhando destaque internacional na produção de gim. A Destilaria Água da Glória, de São João do Ivaí, está há um ano no mercado e já conquistou prêmios nacionais e internacionais com os rótulos da marca Ivaí Gin.

continua após publicidade

A empresa de São João do Ivaí tem sotaque britânico. A destilaria foi idealizada pelo advogado inglês Dominic Chamblers, que hoje mora em São João do Ivaí, e carrega uma longa história familiar de tradição com a bebida.

-LEIA MAIS: Com personalidade própria, Distrito de Aricanduva completa 85 anos

continua após publicidade

O gim - também grafado como gin em alguns dicionários - tem como principal ingrediente o álcool neutro, geralmente obtido a partir de cereais, que é posteriormente aromatizado com botânicos, sendo o zimbro o mais proeminente.

Conforme Igor Pereira, gerente de relacionamento da Ivaí Gin, explica que a história da bebida remonta ao século XVII, quando surgiu na Holanda como um medicamento à base de ervas. No entanto, foi na Inglaterra do século XVIII que o gim ganhou popularidade, tornando-se a bebida icônica que é hoje.

"A história dessa bebida é fascinante, teve seus altos e baixos até chegarmos aqui. O gim já foi conhecido como o 'elixir da vida' e também já foi um problema social, como uma droga. Atualmente é uma das bebidas que mais se destaca no mundo, ganhando cada vez mais adeptos e apreciadores", salienta.

continua após publicidade

Igor afirma que o avô de Dominic começou a produzir gim em 1879 e inovou a forma de destilar a bebida em Birminghan, na Inglaterra. Quando decidiu morar em São João do Ivaí com o companheiro, que é natural da região, ele decidiu investir no negócio.

Dominic conta que o casal tinha o sonho de adquirir uma antiga propriedade do município. Nesse local, o esposo do inglês viveu os primeiros anos de vida junto de sua família. Eles então conseguiram comprar a propriedade, que fica no entroncamento da BR-369 com a PR-082.

 Sede da empresa em São João do Ivaí
Icone Camera Foto por Divulgação
Sede da empresa em São João do Ivaí
continua após publicidade

A visão de empreendedorismo de Dominic logo fez com que ele trouxesse a proposta de produzir a bebida no local, a partir do poço artesiano que eles cavaram na propriedade rural.

continua após publicidade

A escolha do local não foi apenas pelo valor afetivo. O site da empresa destaca que as formações rochosas sobre as quais nossa destilaria se apoia estão localizadas dentro do aquífero Guarani, segundo maior sistema natural de águas do mundo.

“Nós tiramos esta água diretamente das nascentes usando nosso poço ultra-profundo e a água que usamos é uma das mais puras do planeta”, relata Dominic Chambers.

PIONEIROS E VISIONÁRIOS DA DESTILAÇÃO

continua após publicidade

Chambers conta que a história de sua família é diretamente ligada ao gim desde o século XIX. “Minha família está envolvida no negócio de bebidas desde 1897, quando a Gaskell & Chambers foi fundada em Birmingham e foi, durante o século XX, um dos maiores fabricantes de bares do Reino Unido”, conta.

A empresa de sua família, ainda segundo Dominic, inventou e patenteou o medidor óptico, aparelho utilizado para aferir o teor alcoólico durante o processo de destilação. “Eu cresci em uma família mergulhada em uma tradição de bares, cerveja e destilação. Aprendi o ofício de destilar quando era adolescente. Aprendi do meu pai, que aprendeu com o pai dele. Eu me qualifiquei profissionalmente como advogado, mas ao longo da minha carreira jurídica eu continuei destilando”, relata.

O empreendedor conta que seu objetivo enquanto produtor da bebida é mirar o comércio mundial, disputando espaço com as grandes marcas.

continua após publicidade

“Decidimos que era o momento certo para criar um gim nacional de alta qualidade que combinasse o melhor das técnicas tradicionais de destilação inglesa com o melhor dos abundantes recursos naturais que o Brasil gosta de criar um gim brasileiro para rivalizar com as principais marcas internacionais “, relata.

PRODUZINDO DESTILADOS NO BRASIL

continua após publicidade

Chambers também conta que, na sua opinião, o Brasil tem um grande potencial para alavancar a produção do destilado.

“O Brasil tem muito para oferecer aos destiladores de gim e a nossa missão é capturar isso e mostrar que o Brasil pode produzir os melhores gins de classe mundial”, assinala.

No entanto, ele revela que seu maior desafio no país está na burocracia nossa de cada dia. “Nosso maior desafio tem sido navegar com sucesso os meandros do lendário sistema burocrático no Brasil”, afirma.

continua após publicidade

SUSTENTABILIDADE E EMISSÃO ZERO

A construção da destilaria começou em 2020 e foi concluída em 2022. Um dos destaques da empresa é apostar alto na sustentabilidade.

“Nosso princípio norteador é garantir que a destilaria seja a mais sustentável e ecológica do Brasil. Conseguimos isso, somos a primeira destilaria carbono negativo do Brasil. Nada vai para o lixo e tudo é reciclado”, conta.

continua após publicidade

Além das práticas de sustentabilidade, atualmente a empresa é totalmente mantida com energia solar, com direito a excedente de energia.

"Até fornecemos nossa eletricidade excedente para a rede nacional. Nossas garrafas, etiquetas e tampas de garrafas são totalmente recicláveis”, destaca o empresário.

continua após publicidade

INGREDIENTES REGADOS PELO IVAÍ

O gim é produzido por destilação de álcool neutro com botânicos, sendo o zimbro o ingrediente principal. Outros botânicos, como coentro, casca de frutas cítricas e especiarias, são adicionados para dar sabor.

Segundo Chambers, o Ivai Gin é produzido a partir de 17 ingredientes, muitos dos quais são plantados e colhidos às margens do Rio Ivaí.

“Utilizamos 17 botânicos diferentes, muitos dos quais são forrageados do entorno do Rio Ivaí, que fica a um quilômetro da destilaria e também foi a inspiração para o nome do nosso gim. Nossa mistura botânica foi selecionada em três princípios principais : aroma, sabor e estrutura molecular. Ao entender a estrutura molecular dos botânicos, somos capazes de prepará-los levando em conta sua solubilidade e miscibilidade e , assim, emparelhar e combinar sabores a fim de criar um gim perfeitamente equilibrado”, destaca.

DESTAQUE INTERNACIONAL

Atualmente, são seis variações do Ivaí Gin. O produto foi lançado oficialmente em 2022 e, de lá para cá, vem ganhando espaço entre os apreciadores do destilado.

“Nosso gim conquistou quatro medalhas de Ouro no Gin of The Year 2022, uma das competições de bebidas mais influentes do mundo, responsável por movimentar mais de 1 bilhão de garrafas no mundo desde 2006”, destaca Chambers. Além deste prêmio, o Ivai Gin soma atualmente mais 15 premiações de destaque.

SERVIÇO

Quem quiser visitar a destilaria, pode agendar uma experiência imersiva na destilaria e, além de degustar os sabores, conhecer todo o processo de produção da bebida.

A Destilaria Água da Glória fica na Estrada para Fênix s/n Rodovia BR-369/PR-082. O telefone para mais informações é (43) 99854-3364

Por Louan Brasileiro

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Inglês radicado na região produz gim premiado às margens do Rio Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!