MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Hospital Regional de Ivaiporã soma 881 cirurgias eletivas em 3 meses

Para dezembro estão previstas mais 300 cirurgias, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); saiba mais

Da Redação

·
Referência no atendimento a pacientes da região do Vale do Ivaí, o hospital também realizou, neste período, 1.664 consultas pré-operatórias ou ambulatoriais
Icone Camera Foto por AEN
Referência no atendimento a pacientes da região do Vale do Ivaí, o hospital também realizou, neste período, 1.664 consultas pré-operatórias ou ambulatoriais
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2023, 13:10:44 Editado em 07.12.2023, 13:14:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Hospital Regional de Ivaiporã iniciou as cirurgias eletivas em setembro e, em três meses, realizou 881 procedimentos. Referência no atendimento a pacientes da região do Vale do Ivaí, o hospital também realizou, neste período, 1.664 consultas pré-operatórias ou ambulatoriais, que são feitas previamente às cirurgias e são necessárias para a constatação dos procedimentos e encaminhamento médico. O aumento no atendimento à população somente foi possível com a mudança do perfil assistencial do hospital, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Ratinho Jr e Beto Preto anunciam R$ 1 bilhão para a saúde no Paraná

A abertura do centro cirúrgico para esses procedimentos, em 4 de setembro, está desafogando a fila de cirurgias eletivas da região, que agrega 27 municípios e totaliza mais de 450 mil pessoas. Os pacientes atendidos nas três salas de cirurgia fizeram operações nas áreas de cirurgia geral, do aparelho digestivo e vascular, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, especialidades com o maior número de demandas.

continua após publicidade

Somente no mês de novembro foram 318 cirurgias, sendo 194 cirurgia geral, 99 vascular, 101 ginecologia, 87 ortopedia, 74 otorrinolaringologia e 101 urologia. Do total, 200 procedimentos foram para pacientes da região e os demais oriundos de outras Regionais de Saúde (Guarapuava, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá). Já em setembro foram 253 procedimentos e em outubro, 310. Nos últimos três meses a cirurgia geral foi a especialidade mais atendida.

Para este mês de dezembro estão previstas ainda 300 cirurgias e 650 consultas pré-operatórias.

“A ampliação destes serviços só foi possível com o novo ambulatório especializado que começou a funcionar em agosto para consultas pré-cirúrgicas. Agilizamos o processo burocrático e as exigências legais para esses atendimentos à população. E está dando certo”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

continua após publicidade

A unidade foi aberta em junho de 2020 exclusivamente para o atendimento à Covid-19 e, em maio do ano passado, iniciou o atendimento geral. O Hospital de Ivaiporã, gerido pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também são realizados atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, contando ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.

VALE DO IVAÍ – Fazem parte do Vale do Ivaí 27 cidades: Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo, Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital Regional de Ivaiporã soma 881 cirurgias eletivas em 3 meses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!