Vale do Ivaí

Homicídios dolosos têm queda de 20% no trimestre

Foram registrados oito assassinatos na região no período, aponta relatório da Sesp

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Homicídios dolosos têm queda de 20% no trimestre
fonte: Sérgio Rodrigo
Homicídios dolosos têm queda de 20% no trimestre

O início de 2020 foi menos violento no Vale do Ivaí. Relatório estatístico divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) aponta que o número de homicídios dolosos recuou 20% no primeiro trimestre na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP). Foram 8 crimes registrados contra 10 no mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Dos 26 municípios da área da SDP, em 77% não houve registro de homicídios no trimestre. Os crimes foram registrados em seis municípios: Apucarana (2), Bom Sucesso (2), Cambira, Cruzmaltina, Faxinal e Marumbi. No mesmo período do ano passado, sete municípios registraram óbitos por homicídio doloso, segundo aponta o relatório da Sesp.

Para o delegado-chefe da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, a redução é resposta a uma série de fatores relacionada ao trabalho conjunto das forças de segurança e da resposta da Polícia Civil. “Nosso índice de resolução de homicídios é de 80% e isso impacta na criminalidade. De outro lado, o policiamento ostensivo, quando feito com estratégia, também inibe esse tipo de crime”, comenta o delegado, acrescentando que o combate à criminalidade em outras frentes também impacta no percentual de homicídios. “Quando a polícia combate o tráfico de drogas, o crime organizado e mesmo a violência doméstica, algo que é feito com intensidade no município, isso traz efeitos na ocorrência dos homicídios dolosos”, comenta.

continua após publicidade

SESP

Mais da metade dos municípios paranaenses, 244 cidades, não registraram homicídios dolosos durante o primeiro trimestre deste ano. Em 93% dos municípios (373), foram registrados menos de quatro homicídios dolosos ou nenhum homicídio no período. E, em 77 municípios, foi apresentada redução durante o período quando comparados com o mesmo intervalo de tempo do ano anterior.