MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Geada atinge região de Ivaiporã e prejudica lavouras

Por volta das 4 horas os termômetros registravam zero grau na região

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2021, 10:27:39 Editado em 30.06.2021, 10:28:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A quarta-feira (30) amanheceu mais gelada e a previsão de geada se confirmou. Por volta das 4 horas os termômetros registravam zero grau na região, conforme informações de Departamento de Economia Rural (Deral), da regional da Seab de Ivaiporã.

continua após publicidade

Segundo o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, chefe do Deral, com esse frio extremo, a geada atingiu toda a região cafeeira, principalmente nos municípios de Jardim Alegre, Ivaiporã, Grandes Rios, Lidianópolis e Lunardelli. “Com certeza, haverá prejuízos para a próxima safra. Na nossa região o café já se encontra maduro e estão sendo colhidos, então para essa safra não haverá problemas”.

Já o milho segunda safra terá perda na produção de 10 a 15%. “Principalmente da área plantada mais tarde que se encontrava em fase e frutificação”, disse Empinotti que relatou ainda que o plantio de trigo na regional se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo, e a princípio, não se encontra em fase risco

continua após publicidade

As hortas também foram bastante atingidas pela geada, e o prejuízo maior são com as folhosas, tais como, couve, alface, acelga que serão perdidas na totalidade. “Até mesmo o tomate dentro das estufas foram atingidos pela geada”.

Quem trabalha com gado leiteiro também viu as pastagens serem queimadas pela geada. “O produtor que não fez previsão de alimentação, silagem, aveia, vai ter problema na produção do leite”, completou Empinotti.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Geada atinge região de Ivaiporã e prejudica lavouras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!