O abastecimento de água em Ivaiporã (PR) foi comprometido após a ação de vândalos na madrugada deste sábado (8). Segundo a Sanepar, componentes elétricos da estação de captação de água foram furtados, causando danos significativos tanto na entrada de energia dos equipamentos da Copel quanto no gerador mantido pela companhia no local.
- LEIA MAIS: Acidente com morte em rio de Godoy Moreira afeta abastecimento
Devido à gravidade dos danos, os reparos e a recomposição dos equipamentos devem levar mais tempo do que o previsto inicialmente. A Sanepar informou que, até o momento, não havia previsão para que o sistema de captação volte a funcionar, nem para a normalização do fornecimento de água na cidade. A orientação da companhia é para que a população utilize a água disponível de forma consciente, priorizando o uso para higiene pessoal e alimentação.
A recomendação é evitar desperdícios e adiar atividades que demandem grande consumo de água, como lavagem de carros e calçadas, até que o serviço seja restabelecido. A Sanepar reforça que o impacto será maior para os imóveis que não possuem caixa-d’água, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que sugere a instalação de reservatórios com capacidade mínima de 500 litros. Isso garante uma reserva suficiente para pelo menos 24 horas de consumo.
Deixe seu comentário sobre: "Furto na estação de água interrompe abastecimento em Ivaiporã"