Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

POLICIAL

Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião

Foto por Blog do Berimbau
Escrito por Aline Andrade
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O agente penitenciário feito refém em uma rebelião na cadeia pública de Faxinal foi liberado por volta das 15h30, após os presos realizarem a entrega de uma carta para autoridades do Judiciário reivindicando melhorias. O agente, que é da cidade de Grandes Rios passa bem e não sofreu ferimentos. Os detentos permaneceram amotinados por cerca de 3 horas nesta segunda-feira (28). Parte da estrutura interna das celas foi destruída pelos detentos.

De acordo com o delegado de Faxinal Ricardo Mendes, o agente foi levar um remédio para um detento no início da tarde, mas os presos haviam cerrado parte da porta e conseguiram quebrar, rendendo o funcionário da cadeia. “Quando ouvimos os gritos e o tumulto, eu e o escrivão fomos até a carceragem e os presos estavam com um canivete no pescoço do agente”, contou o delegado.

A polícia militar foi acionada e realizou cerco no local, fechando todo o quarteirão. Por volta das 13h30 houve disparos de tiros de advertência por parte dos policiais, pois alguns detentos tentavam fugir, aproveitando a situação tumultuada.

A cadeia pública de Faxinal passa por um processo para que o Depen assuma a administração. A maior queixa dos detentos é em relação à superlotação, já que o espaço construído para abrigar 32 homens, hoje abrigava 140.

O delegado afirma que não houve fugas e que a ala principal onde haviam 10 celas ficou completamente destruída. “Agora com o agente em segurança, faremos o controle interno dos presos, a avaliação dos danos e posteriormente, o remanejamento de alguns detentos”, informou.

Confira na íntegra, a carta escrita e entregue pelos detentos aos representantes do Poder Judiciário de Faxinal:

 “1- QUE SEJA TROCADA A CHEFIA DE SEGURANÇA DA PEP1 POIS ESTÃO COM TRATAMENTO ARBITRÁRIO E OPRESSOR, CORTARAM SEDEX, SACOLA, A CASA NÃO PAGA KIT HIGIENE E NÃO RECEBE OQUE A FAMÍLIA TRAZ, A ALIMENTAÇÃO VEM AZEDA, TIRARAM AS TVS E RÁDIO, VÁRIOS INFECTADOS COM CORONA VÍRUS E NÃO TEM UM TRATAMENTO ADEQUADO.

2- SOBRE O GRUPO SOE E GSI NOS PROCEDIMENTOS ABUSAM DA FORÇA, HUMILHANDO OS INTERNOS COM TIROS, BOMBAS E GÁS DE PIMENTA.

3- A ALIMENTAÇÃO NA MAIORIA DAS UNIDADES VEM AZEDA OU CRU, QUE SEJA REAVALIADO  O CONTRATO COM AS EMPRESAS RESPONSÁVEIS.

4- SOBRE AS VISITAS PRESENCIAIS, PLANEJAMENTO PARA QUE SEJA LIBERADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS DE INÍCIO FOI BRECADO PARA PREVENI OS INTERNOS PORÉM CORTARO AS VISITAS MAIS OS INTERNOS FORAM INFECTADOS, SABEMOS E TAMBÉM NOS PREOCUPAMOS COM NOSSOS FAMILIARES, NAS CIDADES ONDE O VÍRUS ESTIVER CONTROLADO COM UMA VISITA POR INTERNO E QUE SEJA AFERIDO À TEMPERATURA DE CADA VISITANTE, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 60 ANOS E QUE NÃO SEJA DO GRUPO DE RISCO.

5- SOBRE A PANDEMIA, NAS UNIDADES ONDE TIVE VÁRIOS INFECTADOS TESTE EM MASSA NA POPULAÇÃO CARCERÁRIA E TRATAMENTO PARA OS INFECTADOS, E NÃO DA FORMA QUE TA SENDO FEITA MISTURANDO TODOS AUMENTANDO AINDA MAIS A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS. NÃO NOS ENTENDA COMO UMA AFRONTA MAIS FOI A ÚNICA ALTERNATIVA PARA QUE SEJA CHAMADA A ATENÇÃO DOS SENHORES, E RELATA A TRISTE REALIDADE QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, E ANTES QUE O SISTEMA VIRE UM CAOS PEDIMOS ENCARECIDAMENTE QUE SEJA TOMADA UMA ATITUDE”, diz a carta entregue pelos detentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.