Faxinal

Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião
fonte: Blog do Berimbau
Presos de Faxinal libertam agente feito refém durante rebelião

O agente penitenciário feito refém em uma rebelião na cadeia pública de Faxinal foi liberado por volta das 15h30, após os presos realizarem a entrega de uma carta para autoridades do Judiciário reivindicando melhorias. O agente, que é da cidade de Grandes Rios passa bem e não sofreu ferimentos. Os detentos permaneceram amotinados por cerca de 3 horas nesta segunda-feira (28). Parte da estrutura interna das celas foi destruída pelos detentos.

continua após publicidade

De acordo com o delegado de Faxinal Ricardo Mendes, o agente foi levar um remédio para um detento no início da tarde, mas os presos haviam cerrado parte da porta e conseguiram quebrar, rendendo o funcionário da cadeia. “Quando ouvimos os gritos e o tumulto, eu e o escrivão fomos até a carceragem e os presos estavam com um canivete no pescoço do agente”, contou o delegado.

A polícia militar foi acionada e realizou cerco no local, fechando todo o quarteirão. Por volta das 13h30 houve disparos de tiros de advertência por parte dos policiais, pois alguns detentos tentavam fugir, aproveitando a situação tumultuada.

continua após publicidade

A cadeia pública de Faxinal passa por um processo para que o Depen assuma a administração. A maior queixa dos detentos é em relação à superlotação, já que o espaço construído para abrigar 32 homens, hoje abrigava 140.

O delegado afirma que não houve fugas e que a ala principal onde haviam 10 celas ficou completamente destruída. “Agora com o agente em segurança, faremos o controle interno dos presos, a avaliação dos danos e posteriormente, o remanejamento de alguns detentos”, informou.

Confira na íntegra, a carta escrita e entregue pelos detentos aos representantes do Poder Judiciário de Faxinal:

continua após publicidade

 “1- QUE SEJA TROCADA A CHEFIA DE SEGURANÇA DA PEP1 POIS ESTÃO COM TRATAMENTO ARBITRÁRIO E OPRESSOR, CORTARAM SEDEX, SACOLA, A CASA NÃO PAGA KIT HIGIENE E NÃO RECEBE OQUE A FAMÍLIA TRAZ, A ALIMENTAÇÃO VEM AZEDA, TIRARAM AS TVS E RÁDIO, VÁRIOS INFECTADOS COM CORONA VÍRUS E NÃO TEM UM TRATAMENTO ADEQUADO.

2- SOBRE O GRUPO SOE E GSI NOS PROCEDIMENTOS ABUSAM DA FORÇA, HUMILHANDO OS INTERNOS COM TIROS, BOMBAS E GÁS DE PIMENTA.

3- A ALIMENTAÇÃO NA MAIORIA DAS UNIDADES VEM AZEDA OU CRU, QUE SEJA REAVALIADO  O CONTRATO COM AS EMPRESAS RESPONSÁVEIS.

continua após publicidade

4- SOBRE AS VISITAS PRESENCIAIS, PLANEJAMENTO PARA QUE SEJA LIBERADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS DE INÍCIO FOI BRECADO PARA PREVENI OS INTERNOS PORÉM CORTARO AS VISITAS MAIS OS INTERNOS FORAM INFECTADOS, SABEMOS E TAMBÉM NOS PREOCUPAMOS COM NOSSOS FAMILIARES, NAS CIDADES ONDE O VÍRUS ESTIVER CONTROLADO COM UMA VISITA POR INTERNO E QUE SEJA AFERIDO À TEMPERATURA DE CADA VISITANTE, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 60 ANOS E QUE NÃO SEJA DO GRUPO DE RISCO.

5- SOBRE A PANDEMIA, NAS UNIDADES ONDE TIVE VÁRIOS INFECTADOS TESTE EM MASSA NA POPULAÇÃO CARCERÁRIA E TRATAMENTO PARA OS INFECTADOS, E NÃO DA FORMA QUE TA SENDO FEITA MISTURANDO TODOS AUMENTANDO AINDA MAIS A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS. NÃO NOS ENTENDA COMO UMA AFRONTA MAIS FOI A ÚNICA ALTERNATIVA PARA QUE SEJA CHAMADA A ATENÇÃO DOS SENHORES, E RELATA A TRISTE REALIDADE QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, E ANTES QUE O SISTEMA VIRE UM CAOS PEDIMOS ENCARECIDAMENTE QUE SEJA TOMADA UMA ATITUDE”, diz a carta entregue pelos detentos.

Tags relacionadas: #Faxinal #rebelião #refém