Faxinal

Prefeitura estuda desapropriar entorno de cachoeiras

Da Redação ·

O secretário de Turismo de Faxinal, Alessandro Proença, confirmou nesta segunda-feira (15), que a prefeitura vai tentar desapropriar o terreno entorno das cachoeiras Chicão 1 e 2, para evitar outras tragédias no local. 

continua após publicidade

Conforme o secretário, o terreno é particular e a prefeitura por enquanto, não pode fazer muitas melhorias. "A prefeitura, como o terreno é particular, não pode fazer muita coisa, mas vamos tentar desapropriar o terreno, o proprietário de lá, já tem até processo contra ele, por causa de um outro incidente que aconteceu lá. A prefeitura desapropriando o terreno vai melhorar a segurança do local, vamos colocar sinalização, um guard rail, uma proteção para impedir o acesso dos turistas em locais perigosos, nossa intenção é até fazer um mirante lá, para valorizar o espaço que é lindo, mas muito perigoso", detalha Alessandro.

Ainda de acordo com o secretário, todas essas mudanças levam tempo. "Desapropriar uma área leva tempo, é um processo demorado, mas a prefeitura vai entrar com esse pedido urgente, pois precisa realmente colocar proteção, fazer com que essa propriedade tenha proteção muito maior para o turista. Vamos desapropriar essa área da Chicão 1 e 2 pois os turistas vão continuar vindo e com certeza vai ter mais fatalidade", explica. 

continua após publicidade

No domingo (14), dois jovens morreram após uma queda de quase 42 metros. O secretário chegou na cachoeira logo após a fatalidade e alegou imprudência de quem estava no local. "Foi muito triste, muito mesmo, acompanhei de perto o resgate, a tentativa de salvar a vida deles, mas a queda foi muito forte, alta, difícil sobreviver. O  acidente aconteceu por imperícia e imprudência", ressalta. 

Testemunhas contaram que a jovem de 23 anos tentou tirar uma selfie, uma foto com o celular do alto da cachoeira e perdeu o equilíbrio, o amigo de 31 anos tentou segurar a moça, porém, ambos caíram. 

Any Duarte e  Fernando Danziger não resistiram à queda. Eles moravam em Londrina e foram com um grupo de aventureiros até a cachoeira popularmente conhecida como Chicão II. Os  dois costumavam participar de trilhas, eram amantes da natureza

continua após publicidade

Socorristas e até o helicóptero do SAMU foram até o local para prestar atendimento. A notícia da morte dos jovens e como tudo aconteceu, gerou grande comoção. 


Tags relacionadas: #Faxinal #mortes #tragédia