MAIS LIDAS
VER TODOS

GRATUITO

Faxinal recebe projeto de estímulo à leitura; saiba mais

Iniciativa terá oficinas para estudantes, professores e gestores escolares, rodas de leitura, contação de histórias e doação de livros

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2022, 16:26:47 Editado em 16.09.2022, 16:26:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O projeto cultural gratuito Minha Biblioteca Viva chegará à cidade de Faxinal, no Vale do Ivaí, Norte do Paraná, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. A intenção é incentivar a leitura, revitalizar a biblioteca do Colégio Estadual Érico Veríssimo e democratizar o conhecimento.

continua após publicidade

A caravana está visitando cidades paranaenses com menos de 20 mil habitantes até outubro deste ano; justamente para facilitar o acesso aos livros e ao universo literário nessas localidades. A trupe já passou por São João do Triunfo, Cândido de Abreu, Tibagi, Chopinzinho, Bituruna e ainda visitará Carlópolis, Sengés e Turvo.

LEIA MAIS: Semana literária movimenta a rede municipal de educação, em Apucarana

continua após publicidade

“Uma equipe de três profissionais – formada por bibliotecária, mediador de leitura e contadora de histórias - visitará o município de Faxinal e permanecerá no local realizando diferentes ações com os estudantes, professores e coordenadores. Em seguida, o trio se desloca para outra região, seguindo uma escala”, explica o idealizador do projeto, Cristiano Nagel.

Atividades em Faxinal

Em Faxinal a programação envolve duas Oficinas de Gestão de Acervo e Revitalização de Bibliotecas. Os trabalhos serão coordenados por Andressa dos Santos [formada em biblioteconomia], Cristiano Nagel e pela atriz e escritora Lilyan de Souza.

continua após publicidade

Eles vão abordar ações para tornar a “biblioteca viva” – tais como clube de livros, contações, mediações de leitura - as formas de dinamizar o acervo, escolha de repertórios, organização de espaço com o volume de livros, higienização, conservação e métodos de empréstimo. Ao mesmo tempo, vão estimular a leitura, a discussão, a socialização, o uso da biblioteca, o espaço a ser explorado e o aprendizado que pode ser alcançado nesse ambiente.

Os encontros serão destinados aos professores, agentes de leitura e turmas de formação de docentes.

continua após publicidade

Prática do letramento

A Roda de Leitura é outra atividade do projeto e que será realizada em Faxinal. Essa ação é uma prática pedagógica e cultural relacionada ao ato de ler conjuntamente, muito utilizada com leitores em formação (crianças de séries iniciais do ensino fundamental). O objetivo é desmistificar a leitura como algo obrigatório, mostrando que ela é prazerosa e acessível. A principal função do mediador é a de servir de ponte entre o texto e o leitor.

As turmas do projeto vão receber cópia do texto para acompanhar o mediador. O encontro também ajuda as crianças a conhecer outras pessoas e histórias, permite que se expressem, falem de si e ouçam o outro.

continua após publicidade

Contato com o livro

O idealizador do projeto também será o responsável pela Oficina de Mediação de Leitura de Literatura Infantil.

Cristiano Nagel – que é ator, escritor, mediador de leituras, contador de histórias, especialista em Narrativas Visuais pela UTFPR e produtor cultural – terá como foco a busca de um repertório de textos infantis para que os pequenos tenham o contato com o livro, desfrutem as belezas dos contos de fadas tradicionais, até suas releituras.

continua após publicidade

Os vínculos afetivos terão especial atenção nesta atividade, pois eles ajudam no prazer literário. “Pelo olhar se estabelece o diálogo com as crianças e elas são capazes de fazer muitas análises. Elas expressam sua atenção e interesse pelo movimento, brincadeiras e comentários. O jeito como nos relacionamos com os pequenos e com os livros pode ser determinante na formação delas, enquanto sujeito leitor”, explica Nagel.

A voz na leitura

Quem quiser desenvolver as capacidades poéticas a partir da “voz do texto” ou das narrativas orais vai se deliciar com a Oficina de Voz e Mediação de Leitura. A ministrante Lilyan de Souza – que é jornalista, educadora, atriz e escritora - trará reflexões sobre os estudos teóricos da performance, da leitura, da voz e do teatro para explorar esses conceitos de forma prática.

Ela também vai mostrar como uma abordagem performativa - centrada na potencialização dos elementos sonoros presentes nos textos literários - pode auxiliar no trabalho de incentivo à leitura e na expansão da narrativa pela voz, para além do corpo.

Lilyan também vai coordenar dez sessões de Contações de Histórias para estimular a imaginação, a oralidade e a escrita.

Ainda haverá a doação de ecobags aos alunos das escolas atendidas, que servirão de veículo para retirada de livros na biblioteca escolar. Serão 200 sacolas que os alunos poderão personalizar com seu nome e criar o hábito de emprestar livros semanalmente ou quinzenalmente. Ao mesmo tempo, haverá a doação de 100 livros infantis para a biblioteca do colégio de Faxinal.

“Com todas essas ações queremos resgatar o hábito de visitar e frequentar a biblioteca escolar. Esse espaço é muito rico em conhecimento, mas foi deixado de lado ultimamente. Também pretendemos estimular o prazer da leitura e contribuir para que as crianças se aproximem dos livros e do ambiente cultural desde cedo”, ressalta Cristiano Nagel.

O projeto Minha Biblioteca Viva foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Paraná e tem apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Faxinal recebe projeto de estímulo à leitura; saiba mais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!