MAIS LIDAS
VER TODOS

ALERTA

Falta de abastecimento de insulina afeta municípios da 16ª RS

Medicamento é essencial para pessoas que fazem tratamento de diabetes; doença atinge 10,2% da população brasileira

Da Redação

·
A distribuição de doses de insulina para todo o país é feita pelo Ministério da Saúde e, depois, pelas secretarias estaduais para os municípios
Icone Camera Foto por © Marcello Casal jr/Agência Brasil
A distribuição de doses de insulina para todo o país é feita pelo Ministério da Saúde e, depois, pelas secretarias estaduais para os municípios
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2025, 17:56:42 Editado em 09.06.2025, 17:56:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, relatam desabastecimento de insulina. Usado para o tratamento de diabetes, o medicamento está em falta em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a causa do problema é a ausência de insumos para a produção do medicamento mundialmente.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Emagrecimento: uso indiscriminado de tirzepatida gera preocupação

A Regional de Saúde confirmou que enfrenta problemas com relação ao abastecimento de frascos e também de canetas de insulina. "Nas últimas semanas foi preciso abastecer hospitais de Apucarana, Arapongas e de outras cidades", informa a farmacêutica Patrícia Ferman, responsável pela farmácia da 16ª RS.

A distribuição de doses de insulina para todo o país é feita pelo Ministério da Saúde e, depois, pelas secretarias estaduais para os municípios.

continua após publicidade

Patrícia afirma que a regional deve receber da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o final da tarde desta terça-feira (10), um estoque extra de 3 mil doses de insulina, sendo uma parte em canetas e outra em frascos. A farmacêutica diz acreditar que, em breve, o abastecimento deve ser normalizado no país.

ARAPONGAS

A Prefeitura de Arapongas divulgou um comunicado em seu site relatando a falta do medicamento. De acordo com o secretário de saúde do município, Carlos Arruda, há uma restrição global na oferta deste tipo de medicamento. Segundo ele, a Secretaria de Saúde vem cobrando do governo sobre a reposição do estoque.

continua após publicidade

“A gente vem cobrando quase todos os dias. Cobrei na quinta e na sexta uma previsão. E, hoje (segunda-feira), conversei de novo com o diretor da Regional de Saúde. Ele me informou que o repasse do governo federal não chegou ainda ao Paraná. E a medida que ele anuncia é que, quando chega em Curitiba, ele manda o pessoal buscar imediatamente.”

APUCARANA

O secretário de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, relatou que o município ainda tem estoque para mais 23 dias e que, por enquanto, a população não precisa se preocupar.

RECOMENDAÇÕES

O Ministério da Saúde recomenda que pacientes com indicação médica para tratamento com insulina que enfrentarem dificuldades para obter o medicamento em farmácias privadas, incluindo aquelas vinculadas ao programa Farmácia Popular, devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para atendimento. Segundo o governo federal, a doença atinge 10,2% da população brasileira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Falta de abastecimento de insulina afeta municípios da 16ª RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!