A 20ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí (Expovale), que acontece de 14 a 20 de novembro no Parque de Exposições de Ivaiporã deverá superar o 2 mil empregos temporários do ano passado. Segundo Alex Fonseca, empresário e membro da comissão organizadora da exposição, com um dia a mais de evento, totalizando sete dias, e um aumento no número de expositores, a expectativa é de que as contratações temporárias no período aumentem muito neste ano.
Fonseca explica que os próprios expositores são responsáveis pela contratação de trabalhadores para diversas funções. Entre as principais vagas, estão seguranças que são contratados por empresa terceirizada através de licitação da Prefeitura, montagem dos stands, serviços de manutenção, estacionamento, garçons e atendimento ao público. “São áreas que sempre são fechadas com muita mão de obra, especialmente para dar suporte ao público e manter a estrutura do evento em pleno funcionamento”, comentou.
LEIA MAIS: Apucarana emitiu mais de 520 alvarás para construção neste ano
A feira também impulsiona o comércio local, aumentando a demanda por hospedagem e elevando as vendas nas lojas da cidade. “A rede hoteleira já está totalmente lotada para os dias da feira, as lojas, principalmente de confecções, já registram aumento nas vendas, impulsionadas pelo público que se prepara para a Expovale, há esse aquecimento no comércio local”, afirmou Fonseca.
O microempreendedor Natal Célio Rodrigues, de São Paulo, que trabalha em exposições pelo país, participa da Expovale pelo segundo ano consecutivo. Rodrigues presta serviços de manutenção, segurança e eletricidade em diversas exposições pelo Brasil. “Eu voltei porque o evento é bom e vejo que, a cada ano, há mais oportunidades”, disse Célio, confiante no crescimento do evento.
Embora ainda não tenha contratado funcionários temporários para esta edição, ele afirmou que, dependendo da demanda, pode precisar de equipe extra, como ocorreu no ano passado, quando contratou oito trabalhadores temporários da cidade.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Uma das empresas que estarão presentes na Expovale, o Pastelão de Ivaiporã, estabelecimento tradicional, reforçou sua equipe com contratados temporários para atender ao público durante a feira. A maioria dos funcionários temporários são da cidade, selecionados para dividir as funções com a equipe fixa. Segundo o empresário Vitor Hugo Aldighieri Brito, foram contratados 20 temporários para trabalhar em dois turnos. “Teremos 10 por período, com nossos pasteleiros de sempre e os 20 contratados temporariamente”, explicou o empresário.
Além dos temporários da cidade e da região, muitas pessoas de outras localidades também se beneficiam com o emprego temporário. É o caso de Grazielle Borges, moradora de Sarandi, que trabalha em eventos por todo o Brasil com uma empresa de alimentos. “Sempre trabalho assim, viajando para eventos”, relatou Grazielle. Ela destaca a importância das oportunidades que surgem com esses eventos. “Fora dessa época, fico em casa. Esses trabalhos são oportunidades que aparecem e ajudam muito”, completou.
Riquezas do Vale
Outro destaque da feira que promete gerar renda aos produtores de Ivaiporã e de cidades do Vale do Ivaí é a estreia da Riquezas do Vale, organizada pela Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), com 60 expositores, sendo 20 de Ivaiporã e 40 da região do Vale do Ivaí, apresentando produtos caseiros, artesanais e de pequenas agroindústrias.
“A feira Riquezas do Vale valoriza o microempreendedor local e os produtos típicos da região, trazendo esses expositores sem custo para eles”, afirmou Alex Fonseca, que espera que a novidade se torne uma tradição nos próximos anos.
Deixe seu comentário sobre: "Expovale deve gerar mais de 2 mil empregos temporários em Ivaiporã"