MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Excesso de chuva pode afetar lavouras de soja na região

A situação prejudicial nas lavouras de soja se deve principalmente as áreas que estão desprotegidas por falta de conservação de solo

Da Redação

·
60% da área reservado para o plantio já foi semeada
Icone Camera Foto por TN Online
60% da área reservado para o plantio já foi semeada
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2023, 19:42:02 Editado em 30.10.2023, 19:41:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O excesso de chuvas registradas no final de semana no Vale do Ivaí pode afetar as lavouras de soja já implantadas nos 15 municípios da área de abrangência regional da Seab de Ivaiporã. O trigo e o milho safrinha não foram atingidos já que a safra já foi concluída na região.

continua após publicidade

Na regional o plantio de soja que tem área prevista de 180 mil hectares, 60% da área já havia sido semeada até a última quinta-feira (26).

- LEIAM MAIS: DER-PR atualiza situação das rodovias afetadas pelas chuvas; veja

continua após publicidade

Conforme informações do engenheiro Sergio Carlos Empinotti, chefe Departamento de Economia Rural (Deral), a situação prejudicial nas lavouras de soja se deve principalmente as áreas que estão desprotegidas por falta de conservação de solo.

“Nessas áreas houve deslocamento da terra, sementes e adubo. O pessoal confia muito no plantio direto e muitas curvas de nível foram destruídas. Correu muita água pelas lavouras e terá que haver replantio. Hoje a maiorias das plantas se encontram em fase de germinação, aquelas que estavam maiores aguentou mais”.

O encharcamento do solo também pode afetar o crescimento das raízes, podendo causar deficiências nutricionais e o favorecimento a ataques de doenças, “Agora estamos correndo riscos de mais chuvas e ocorrências de doenças causadas por fungos que podem causar um damping-off (tombamento das plantas)”.

A princípio o replantio deve ocorrer em pelo menos 3% da área plantada. “Mas precisamos esperar uns três a quatro dias para fazer uma avaliação melhor”, completou Empinotti.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Excesso de chuva pode afetar lavouras de soja na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!