Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Vale - TNOnline
Mais lidas

    Vale do Ivaí

    CRISE HÍDRICA

    Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Vale

    Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Vale
    Foto por TNOnline
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 26.09.2020, 13:44:46 Editado em 26.09.2020, 13:44:46
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Sanepar informa que a estiagem intensa e prolongada que afeta o Paraná desde 2019 está causando problemas de abastecimento em diversas cidades do Estado. Neste sábado (26) e domingo (27) pode ficar comprometido o fornecimento de água em Lunardelli, Mauá da Serra, Faxinal, Califórnia e Bom Sucesso. A Companhia está com dificuldades em atender a demanda dos três sistemas, onde o consumo somado está 20% acima do normal.

    Em Lunardelli o Córrego Barreiro está com volume 15% abaixo do normal. Os poços de Mauá da Serra perderam cerca de 30% da capacidade de produção. Em Faxinal, a produção do poço e da mina que atendem o sistema está 20% menor. Se a população colaborar, a previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, na madrugada de domingo (27).

    O Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Vale"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.