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Escola do NRE de Apucarana recebe selo por iniciativa antirracista

Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac, de Faxinal, é um dos 24 estabelecimentos de ensino do Paraná reconhecidos

Da Redação

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Escolas foram anunciadas nesta quarta-feira (02) pela Seed
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Escolas foram anunciadas nesta quarta-feira (02) pela Seed
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2024, 17:14:51 Editado em 04.12.2024, 17:15:43
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A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou nesta quarta-feira (04) o resultado final do Selo ERER Enedina Alves Marques, que reconhece escolas da rede estadual por suas práticas educacionais antirracistas e ações afirmativas. O Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac, de Faxinal, pertencente ao Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, foi um dos contemplados.

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ERER é a sigla referente à 'educação para as relações étnico-raciais' e o selo homenageia a primeira mulher a se formar em engenharia civil do Paraná e primeira engenheira negra do Brasil. Enedina nasceu em Curitiba em 1913.

A iniciativa é inédita na rede pública do Governo do Estado e a entrega oficial do Selo às escolas contempladas será no início de 2025. es

O projeto foi lançado em agosto de 2024 pela Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos da Seed-PR. O objetivo é reconhecer e disseminar práticas em gestão escolar e pedagógicas que abordem questões étnico-raciais, fortalecendo a política educacional comprometida com a equidade racial na rede pública de ensino.

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Válido por dois anos, ele certifica o compromisso da instituição com a disseminação de boas práticas de inclusão e propõe a manutenção na rotina escolar.

Ao todo, 24 escolas de 13 Núcleos Regionais de Educação atingiram a pontuação necessária para receber a certificação. “Essa iniciativa reforça o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o respeito à diversidade e combatendo o racismo estrutural desde a base”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

“A proposta é valorizar a história e as culturas afro-brasileira, indígena e quilombola no ambiente escolar” afirma o secretário. Ele explica que a iniciativa está em conformidade com as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade da inclusão das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

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DESTAQUES - O Colégio Estadual Cívico-Militar do Patrimônio Regina, localizado no Distrito do Patrimônio Regina, em Londrina, é um dos destaques no Selo ERER pela abrangência e impacto de suas iniciativas. A escola promoveu projetos que integram a valorização das culturas negra e indígena ao currículo escolar, reforçando a importância da educação para a inclusão e o respeito às diversidades étnico-raciais.

A diretora Lauriane dos Santos Lima destacou a relevância de atividades, que vão além da sala de aula, conectando os alunos com a história e a cultura de suas comunidades. Entre essas iniciativas, está o podcast "VendaCast", produzido pelos próprios estudantes, que resgatou a memória e a identidade cultural da Comunidade Negra da Venda do Alto. Esse projeto inovador uniu pesquisa histórica e produção digital, incentivando o protagonismo estudantil.

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Outras ações marcantes incluíram estudos e reflexões sobre tradições culturais afro-brasileiras, como o projeto “História e o significado das tranças afro e do cabelo Black Power”, desenvolvido pela estudante Kawani de Oliveira Henrique sob a orientação da professora Natália Cenedesi, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina.

Além disso, o protagonismo indígena foi evidenciado por iniciativas como o trabalho de Vitória Gabrielli Ribeiro Ferri, que explorou os impactos das invasões territoriais na cultura Munduruku, apresentando-o em eventos de relevância nacional, como os de Foz do Iguaçu e de Recife.

Na Escola Estadual Cecília Meireles, em Bandeirantes (NRE Cornélio Procópio), o destaque ficou por conta da oficina de dança "Passos Afro", que proporcionou uma imersão na riqueza das culturas africana e afro-brasileira. A oficina não apenas ensinou passos e coreografias tradicionais, como também contextualizou o significado cultural de danças como o Maculelê e outros ritmos africanos.

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Além das práticas de dança, a atividade trouxe uma dimensão educativa, explorando o simbolismo das vestes típicas, as raízes históricas dos movimentos e a relevância cultural dessas tradições. As alunas tiveram a oportunidade de compreender como essas expressões artísticas refletem a identidade e a herança cultural africana.

A combinação de aulas práticas e conteúdos teóricos ampliou o entendimento dos estudantes sobre a diversidade e a história do continente africano.

Essas iniciativas representam o papel transformador da educação em promover o respeito à diversidade e combater o racismo. Para Galindo Pedro Ramos, técnico pedagógico da Equipe de Educação para Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola da Seed-PR, os projetos reconhecidos com o Selo ERER são exemplos de como a escola pode ser um espaço de construção de equidade e cidadania.

“Eles mostram como a educação pode ser uma ferramenta transformadora, promovendo o protagonismo de estudantes negros, indígenas e quilombolas e despertando a consciência coletiva sobre a importância da equidade racial”, afirma.

Conheça todas as escolas contempladas com o Selo ERER

  • Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac, em Faxinal (Núcleo Regional de Apucarana)
  • Colégio Estadual Professora Rosilda de Souza Oliveira, em Piraquara (NR Área Metropolitana Norte)
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Emília Buzato, em Campo Magro (NRE Área Metropolitana Norte)
  • Colégio Estadual Tenente Sprenger, em Pinhais (NRE Área Metropolitana Norte)
  • Colégio Estadual Alvino Schelbauer, em Rio Negro (NRE Área Metropolitana Sul)
  • Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo (NRE Área Metropolitana Sul)
  • Escola Estadual do Campo de Marilu – EF, em Iretama (NRE Campo Mourão)
  • Escola Estadual Maria Pereira, em Leópolis (NRE Cornélio Procópio)
  • Escola Estadual Cecília Meireles, em Bandeirantes (NRE Cornélio Procópio)
  • Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí (NRE Cornélio Procópio)
  • Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba (NRE Curitiba)
  • Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Curitiba (NRE Curitiba)
  • Colégio Estadual São Braz, em Curitiba (NRE Curitiba)
  • Escola Estadual do Campo Sagrada Família, em Planalto (NRE Francisco Beltrão)
  • Colégio Estadual Aldo Dallago, em Ibaiti (NRE Ibaiti)
  • Colégio Estadual do Campo Joaquim Maximiano Marques, em Carlópolis (NRE Jacarezinho)
  • Escola Cesar Soriani – EI EF na Modalidade de Educação Especial, em Sertanópolis (NRE Londrina)
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Francisco Villanueva, em Rolândia (NRE Londrina)
  • Colégio Estadual Cívico-Militar Manuel Bandeira, em Cambé (NRE Londrina)
  • Colégio Estadual Cívico-Militar do Patrimônio Regina, em Londrina (NRE Londrina)
  • Escola Professora Selma Rodrigues dos Santos – EI EF na Modalidade de Educação Especial, em Terra Rica (NRE Paranavaí)
  • Colégio Estadual do Campo Henrique Denck, em Ipiranga (NRE Ponta Grossa)
  • Colégio Estadual do Campo Professor Estanislau Wrublewski, em Cruz Machado (NRE União da Vitória).
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