Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA FAMILIAR

Em visita a Ivaiporã, secretário da agricultura conhece a Cafi

A administração da Central da Agricultura Familiar é conduzida pela Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, conheceu a Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (Cafi), onde foi recebido pelo prefeito Carlos Gil e pelo secretário municipal de Agricultura, Carlos Cezar Oliveira.

A Cafi foi inaugurada no dia 28 de julho – Dia do Agricultor. Por motivo de agenda, Norberto Ortigara não pode se deslocar a Ivaiporã. Mas ficou o compromisso de conhecer o espaço que foi estruturado para fortalecer a produção hortifrutigranjeira da região e disponibilizar uma agroindústria visando agregar valor à agricultura familiar.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Centro da Juventude de Ivaiporã agora tem piscina coberta e aquecida

“Este espaço valoriza a agricultura familiar, produtores da região e tem o apoio da Seab. Inclusive com a possibilidade de ajuda financeira por meio do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná [Coopera Paraná]”, informou Ortigara.

O prefeito Carlos Gil agradeceu a Norberto Ortigara pelo apoio aos agricultores do município e do Vale do Ivaí. “Implantamos a Cafi com o objetivo de beneficiar o produtor rural e o consumidor. Na minha visão, os preços dos produtos hortifrutigranjeiros, que são produzidos em Ivaiporã, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli e Manoel Ribas, ficam mais baratos para o consumidor final, porque evita se deslocar aos grandes centros”, observou Carlos Gil.

publicidade

A administração da Central da Agricultura Familiar é conduzida pela Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, responsável pela recepção, classificação, distribuição e escoamento da produção agrícola.

O secretário de Estado Seab, Norberto Ortigara, também foi recepcionado pela chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura, Vitória Holzmann; gerente regional do IDR-Paraná, Alini Machado; presidente e a coordenadora da Associação de Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã, Rony Cobianchi e Laine Fernanda Uliwiak, e pelos vereadores Edivaldo Montanheri (Sabão) e Antônio Vila Real.

Coopera Paraná

publicidade

Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o Governo do Estado publicou o edital de chamamento público – https://is.gd/Fzdr3q, por meio da Seab, para seleção de projetos de negócios sujeitos ao apoio financeiro no Coopera Paraná. O valor previsto é de R$31,5 milhões. O prazo para cooperativas e associações apresentar projetos encerra dia 27 de setembro. Os projetos precisam envolver no mínimo 20 agricultores e pelo menos 50% ou mais dos associados ou cooperados enquadrados na categoria de agricultores familiares.

Quando à obra de duplicação do acesso secundário Norberto Ortigara considerou muito importante para os produtores da Cafi por entender que facilita a chegada e saída de produtos. “Quanto mais eficiente for a estrutura de funcionamento entre a cadeia produtora e o consumidor melhor será o preço final do alimento”, afirmou Norberto Ortigara.

Segundo Carlos Cezar Oliveira, a presença do secretário de Estado Seab ressalta o compromisso contínuo com o desenvolvimento da agricultura familiar e da região.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline