Vale do Ivaí

Eleições para diretores ocorrem em 87 escolas da região

Da Redação ·
Votação no NRE de Ivaiporã.
fonte: Divulgação
Votação no NRE de Ivaiporã.

Oitenta e sete escolas da região realizam a eleição para a escolha dos diretores nesta quarta-feira (7). No Núcleo Regional de Educação (NRE)de Apucarana, 50 escolas participam do pleito, o que representa 82% das 61 instituições de ensino em 16 municípios da área de abrangência. Conforme o NRE, oito escolas cívicos militares e três integrais já realizaram o processo de escolha no ano passado. A votação começou às 8 horas e segue até às 21 horas. 

continua após publicidade

Neste ano, o processo é realizado nas modalidades presencial e online.  Das 50 escolas, 66%  escolheram pelo voto impresso e 34% pelo online. Em Apucarana das 14 escolas que realizaram as eleições, cinco preferiram fazer o processo virtualmente sendo o Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Colégio Estadual Francisco Antônio de Sousa, Colégio estadual Heitor C. De Alencar Furtado, Colégio Estadual Coronel Luis José dos Santos e Colégio Estadual Polivalente.

Grande parte das escolas possuem apenas um candidato. Em Apucarana, os colégios Nilo Cairo e Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado possuem duas chapas. Em Arapongas três escolas disputam com duas chapas, sendo os colégios estaduais Emílio de Menezes, Ivanilde de Noronha e Professora Nadir Mendes Montanha. Somente uma instituição de ensino concorre com três candidatos, sendo o Colégio Estadual José de Anchieta em Borrazópolis.

continua após publicidade

NRE de IvaiporãDas 54 escolas do NRE de Ivaiporã, as eleições acontecem em 37 (68,5%). Só não haverá consulta pública no colégio cívico militar Anita Garibaldi de Jardim Alegre, nas escolas com sistema integral, Colégio Barão do Cerro Azul, Bento Mossurunga ambas em Ivaiporã, Carlos Silva em São Pedro do Ivaí e José Siqueira Rosas em Rosário do Ivaí.

A consulta pública também não acontece nos colégios indígenas Sergio Krigrivaja Lucas de Candido de Abreu e Cacique Gregório Kaekchot de Manoel Ribas.

A consulta pública é de forma presencial, até às 21 horas. Conforme Luiz Fernando Ronch, presidente da Comissão de Consulta do Núcleo, podem votar pais ou responsáveis por estudantes menores de 16 anos, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários. “É importante a participação, porque serão escolhidos os diretores para os próximos quatro anos. Lembrando que é necessário 35% dos votos válidos para que o processo ocorra, destacou Ronch

continua após publicidade

As pessoas que irão votar devem levar documento de identificação com foto, caneta e devem fazer uso de máscaras. “Quem tiver alguma dúvida pode ligar paras as escolas ou para o NRE no telefone 3472-5751”, orienta.