Uma pesquisa geológica revelou que há 134 milhões de anos existia um vulcão em Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí, Paraná, capaz de jorrar jatos de lava a mais de um quilômetro de altura em direção do céu. A descoberta foi feita por Marcell Leonard Besser, do Serviço Geológico do Brasil.
O pesquisador encontrou rochas milenares raras na cidade, chamadas piroclásticas, que apontaram a existência do vulcão no município paranaense. A estrutura geológica foi nomeada "Tapalam".
- LEIA MAIS: Existe um vulcão adormecido sob a Catedral de Apucarana? Veja
O estudo, realizado em uma região de mina da cidade, foi publicado na revista acadêmica "Bulletin of Volcanology". O geólogo atuou nos últimos quatro anos no município para fazer a descoberta.
Besser destaca que as rochas, formadas a partir do magma do vulcão, revelam detalhes sobre a história do planeta. "A presença do tufo de Tapalam fornece informações valiosas sobre a história vulcânica e processos geodinâmicos associados a essas extensas erupções de alto volume, que desempenharam um papel significativo na formação do passado da Terra", diz a pesquisa.
Atualmente, o local em que a descoberta foi realizada é uma mineradora que produz britas para construção civil.
Deixe seu comentário sobre: "Descoberta geológica: pesquisador revela vulcão extinto em Marilândia"