Crea-PR promove encontros com candidatos de Apucarana e Ivaiporã - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

ELEIÇÕES 2020

Crea-PR promove encontros com candidatos de Apucarana e Ivaiporã

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A partir da próxima semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) inicia os encontros da regional Apucarana do projeto Agenda Parlamentar 2020 com futuros gestores públicos. O programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” traz diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A iniciativa conta com a parceria de Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior. As propostas para a inclusão em planos de governo dos prefeituráveis serão apresentadas por meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR.

 Na regional Apucarana, haverá encontros nos municípios sedes das três inspetorias: Apucarana e Ivaiporã, já agendados para a última semana de outubro. Em Arapongas, o evento ainda vai ser marcado.

 “Objetivamos dar suporte técnico aos futuros gestores para a solução de problemas crônicos que muitas vezes são comuns a diversos municípios do Paraná, mostrando a preocupação do Crea-PR com a qualidade de vida do povo paranaense e possibilitando a utilização de políticas públicas viáveis, com baixo custo e de fácil implantação”, comenta o gerente do Crea-PR Regional Apucarana, Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali. 

A Agenda Parlamentar é um dos programas mais importantes do Crea-PR. Os materiais produzidos para a edição de 2020, devido às eleições municipais, estão disponíveis no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/. São 30 cadernos técnicos finalizados e outros 10 em produção que serão publicados nos próximos dias. Já o total de EDBMs soma mais de 200 estudos de diversos temas. 

Integram o Crea-PR quase 90 Entidades de Classe e 70 instituições de Ensino Superior. Ao todo, são mais de 100 mil profissionais e 20 mil empresas registradas no Conselho. Já a formação acadêmica contempla mais de 500 cursos superiores e cerca de 100 mil acadêmicos nas áreas afetas as Engenharias, Agronomia e Geociências.

 Os Cadernos Técnicos orientativos

 Os Cadernos Técnicos do Crea-PR trazem propostas de solução para problemas enfrentados pela maioria dos municípios paranaenses e caminhos que podem ser seguidos pelos gestores públicos para seu enfrentamento. Os dados foram levantados por profissionais voluntários do Conselho e pelas Entidades de Classe regionais seguindo quatro eixos temáticos: Saneamento e Resíduos; Desenvolvimento Regional e Integrado; Desenvolvimento Rural e Infraestrutura, Mobilidade e Transporte. 

EBDM: propostas e soluções aos municípios 

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) segue a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão com propostas e soluções no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências. São proposições elaboradas por profissionais habilitados que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo municipal. Assim como os Cadernos Técnicos, o EBDM visa a qualidade de vida da população, ao propor melhorias na gestão e a implantação de políticas públicas eficazes. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Crea-PR promove encontros com candidatos de Apucarana e Ivaiporã"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.