MAIS LIDAS
VER TODOS

RURAL

Cotação da soja dispara no início da colheita; entenda

O preço da saca de 60 kg de soja subiu 14% em apenas um mês na região de Apucarana

Da Redação

·
Cotação da soja dispara no início da colheita; entenda
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2022, 13:00:00 Editado em 17.02.2022, 12:57:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O preço da saca de 60 kg de soja subiu 14% em apenas um mês na região de Apucarana. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), o valor médio recebido pelo produtor fechou em R$ 188 no dia 11/02, superando a cotação de janeiro que fechou em R$ 165. A alta até anima os agricultores da região, pois ajudará a amenizar as perdas no campo causadas pela falta de chuvas, contudo o Deral afirma que os lucros não serão suficientes para cobrir prejuízos.

continua após publicidade

O economista do Deral da regional da Seab de Apucarana, Paulo Franzini, reitera que a valorização, de certa forma, vai ajudar a amenizar as perdas, no entanto ainda é cedo para fazer cálculos, uma vez que a safra está começando. Segundo ele, são 126.350 hectares de área cultivada e apenas 3% de área colhida. A projeção média inicial de produção era estimada em 467 mil toneladas, mas com o clima desfavorecendo, os novos cálculos do Deral apontam produção de 384 mil toneladas, com perdas de quase 18%.

“A colheita está começando, precisamos ver como os preços vão se comportar. Até porque, o lucro do produtor está sendo corroído com o aumento do custo de produção, principalmente pelo valor dos fertilizantes que são cotados em dólar. Temos um preço que anima os produtores, mas o custo de produção está alto”, observa Franzini.

continua após publicidade

O economista comenta que além da estiagem, os preços foram influenciados pela atual conjuntura do mercado internacional. “O Brasil passa por um problema de produção devido ao clima e, além disso, essas questões comerciais entre os Estados Unidos, Rússia e China, todo esse cenário de guerras comerciais acabam afetando os preços praticados aqui”, ilustra.

Por, Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Cotação da soja dispara no início da colheita; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!