Com a pandemia da Covid-19 há mais de um ano, a rotina da população mudou bastante. O medo e a preocupação de contrair a doença é constate, com isso surgiu a Coronofobia.
O médico generalista Vanderson Miguel da Costa, pós graduado em endocrinologia, psiquiatria, urgência e emergência e medicina Intensiva, explica que durante atendimento nos postos de saúde que trabalha, percebeu a angustia dos pacientes.
"A Coronofobia pode ser descrita como a sensação de medo e preocupação constantes durante a pandemia, estado que gera uma grande ansiedade diante da hipótese de contrair o vírus da Covid-19. Também diz respeito ao impacto psicológico e aos prejuízos físicos provocados nas pessoas pela doença em si ou relacionados às medidas de contenção de vírus, como o isolamento social, uso de máscaras e lockdowns", explica.
De acordo com o médico, as sensações e quadros associados mais comuns incluem:
Medo da morte ou de ficar gravemente doente
Receio de contaminar outras pessoas
Preocupação com os impactos econômicos causados pelas medidas de contenção do vírus, como o desemprego e insegurança alimentar
Ansiedade, com quadros de pânico e ansiedade generalizada
Depressão
Angústia
Comportamentos obsessivos
Paranoia
Sensação de desesperança
"É um ponto de gatilho. O medo de contrair, de transmitir é muito grande. Tem aumentando muito a obesidade durante a pandemia, é importante procurar ajuda, não deixar que esse medo controle a vida", ressalta Vanderson.
Confira todas as informações e orientações do médico, que concedeu uma entrevista ao repórter Cezar Neves.
tnonline
Deixe seu comentário sobre: "Coronofobia? sensação de medo e preocupação constante; vídeo"