MAIS LIDAS
VER TODOS

EM IVAIPORÃ

Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência

Uma das medidas sugeridas é revisar as leis municipais para evitar a presença de menores de idade em determinados estabelecimentos

Da Redação

·
Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
Icone Camera Foto por Arquivo / TN Online
Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2025, 12:35:42 Editado em 09.03.2025, 12:37:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante o feriado de Carnaval, brigas generalizadas foram registradas em um estabelecimento comercial e na Praça França, em Ivaiporã. A Polícia Militar foi aciona e o proprietário registrou Boletim de Ocorrência (BO), resultando na prisão de 3 indivíduos, que agrediram 2 seguranças e os ameaçaram de morte – antes de deixar o estabelecimento comercial. As brigas aconteceram na terça-feira, dia 3 de março.

continua após publicidade

Os atos de violência não passaram desapercebidos pela população e autoridades municipais – bem como pelas forças de segurança. Por isso, foi com o objetivo de discutir medidas preventivas e reforçar a segurança, que o Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho da Comunidade da Comarca de Ivaiporã e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas promoveram uma reunião, na quinta-feira dia 6 de março, no salão nobre da Prefeitura. (fotos abaixo)

- LEIA MAIS: Caminhonete é roubada em assalto no centro de São João do Ivaí

continua após publicidade

As discussões contaram com a participação do prefeito Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Promotoria de Justiça e Secretaria de Assistência Social. Foram discutidas medidas para evitar situações semelhantes e garantir a segurança, quer seja dos jovens ou da população.

O prefeito Carlos Gil sugeriu revisar as leis municipais para evitar a presença de menores de idade em determinados estabelecimentos e reforçar a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas a adolescentes. “Se não houver consumo de álcool por menores, a probabilidade de confusões diminui consideravelmente”, afirmou Carlos Gil. Além disso, o prefeito sugeriu a aquisição de equipamentos para medir níveis de ruído. O objetivo é garantir que bares e lanchonetes respeitem limites sonoros e não perturbem os moradores.

continua após publicidade

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Na ocasião, Ilson Gagliano garantiu que a Câmara de Vereadores está à disposição para formular e aprovar leis que coíbam o acesso de menores de idade a espaços inadequados, bem como venda de bebidas alcoólicas para adolescentes – entre outros fatores que possam contribuir para a violência e desordem.

O delegado da Polícia Civil, Erlon Ribeiro Silva, informou que está investigando os atos e que serão tomadas medidas contra os envolvidos. “Cabe à Polícia Civil identificar os responsáveis e garantir que sejam devidamente responsabilizados. Além disso, manteremos parcerias com a Polícia Militar e órgãos fiscalizatórios para coibir situações semelhantes”, explicou Erlon Ribeiro Silva.

continua após publicidade

Segundo a promotora de Justiça, Camile D’Athayde Matos, a proteção de crianças e adolescentes é prioridade. “Garantir a segurança da juventude é pauta fundamental do Ministério Público do Paraná. Neste aspecto, serão apoiadas e fortalecidas as iniciativas que contribuam com a segurança dos jovens e da população”, pontuou Camile D’Athayde Matos

Fiscalização

No final, o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ivaiporã, major Marciano Corsini, avisou que a fiscalização das áreas urbanas será intensificada. “Temos percebido instabilidades no canal 190. Mas estamos trabalhando para aprimorar o sistema – além de oferecer outros meios de contato com a Polícia Militar, como WhatsApp e o aplicativo 190”, lembrou o comandante citando o empenho da Polícia Militar na apreensões de drogas, prisões em flagrante e retirada de armas de circulação. “Episódios isolados não refletem um aumento da violência na cidade”, diferenciou o major.

Jair Burato, que é presidente do CMDCA – e responsável pela inciativa de reunir o poder público e as forças de segurança, afirmou que a reunião resultou na definição de uma série de ações para fortalecer a segurança pública. “Incluindo campanhas educativas, maior fiscalização de estabelecimentos comerciais e reforço no policiamento ostensivo”, resumiu Jair Burato.


  • Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
    1 de 2
    Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
  • Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
    2 de 2
    Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Conselhos e poder público de debatem estratégias contra a violência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!