MAIS LIDAS
VER TODOS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comitê Territorial do Vale do Ivaí planeja ações para 2022

Reunião de planejamento estratégico para o ano será realizada nesta quinta-feira, dia 10, em Apucarana

Da Redação

·
A inovação é uma das prioridades para fortalecer ecossistema de negócios na região
Icone Camera Foto por Arquivo/Tribuna
A inovação é uma das prioridades para fortalecer ecossistema de negócios na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2022, 14:57:29 Editado em 08.02.2022, 14:57:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê Territorial de Desenvolvimento Econômico do Vale do Ivaí, uma organização multissetorial que representa as 26 cidades que compõem a microrregião, passa o dia reunido na próxima quinta-feira (10) para realizar o planejamento estratégico de ações para 2022. A instituição visa, fundamentalmente, estimular parcerias, projetos e programas que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios para o desenvolvimento sustentável da região. A reunião será no Senac, em Apucarana, das 8h30 às 18 horas.

continua após publicidade

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, em Apucarana, Tiago Cunha, são quatro áreas de atuação consideradas prioritárias para o comitê: desburocratização do processo de abertura de novas empresas; fomento para o acesso ao mercado; Incentivos para a cultura de inovação; e educação empreendedora.

O consultor explica que o desafio geral da desburocratização é reduzir o tempo de resposta para abertura de novos negócios, em todas as cidades da região, onde já existem, por exemplo, ações do Empresa Fácil.

continua após publicidade

Cunha destaca que outra prioridade é o incentivo às empresas da região ampliarem participação no mercado. Uma das ações pontuais é o estimulo à participação nas compras públicas, através das licitações e pregões realizados pelas prefeituras e órgãos públicos locais, regionais, estaduais e federais. “Se as empresas participarem sistematicamente dos processos de compras públicas, além de ampliarem seus mercados, estarão assegurando que os recursos ficam na própria cidade, fazendo a economia local girar mais forte”, raciocina o consultor.

A terceira prioridade do comitê é a inovação. A ideia é estimular a cultura de inovação nas empresas de toda a região para fortalecer todo o ecossistema de negócios. “Nesse sentido, visamos ampliar e consolidar as parcerias já existentes, com instituições de ensino e pesquisa, com instituições de crédito e fomento, entre outras”, diz. Uma das ações já previstas para esse ano, dentro deste contexto, é um evento de inovação, o Vale do Ivaí Inova – Setores que Transformam, que deve acontecer em outubro, com uma mostra regional de inovações e encontros de debate e educação para a inovação.

A quarta prioridade do comitê é a chamada Educação Empreendedora, que trabalha em duas frentes junto às comunidades estudantis de ensino básico, ensino médio e superior. Em uma frente, consolidando programas já existentes voltados a estimular os estudantes a empreenderes e, na outra frente, a formação e capacitação continuada de professores para trabalhar a cultura empreendedora em sala de aulas. As ações envolvem alunos das redes pública e privada.

Nesse sentido, dois eventos já estão sendo programados pelo comitê, 1º. Seminário de Educação Empreendedora do Vale do Ivaí, que deve ocorrer em maio, e o Vale do Ivaí Sprint, um evento exclusivo para professores para formação continuada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê Territorial do Vale do Ivaí planeja ações para 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!