MAIS LIDAS
VER TODOS

AEDES AEGYPTI

Combate à dengue em Ivaiporã tem adesão das crianças e adolescentes

Mais uma vez, a teoria será aliada à prática, com as crianças vistoriando residências sob a coordenação de monitores e professores

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2024, 12:18:32 Editado em 27.02.2024, 12:18:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Ivaiporã lançou, nesta terça-feira (27), mais uma etapa do Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes das escolas municipais e dos projetos sociais: Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude.

continua após publicidade

O objetivo é conscientizar os mais jovens em relação aos riscos que o mosquito Aedes aegypti causa à saúde: dengue, zika e chikungunya.

- LEIA MAIS: Dengue ou covid? Saiba diferenciar os sintomas das duas doenças

continua após publicidade

O programa conta ainda com o apoio do Sesc/Paraná, que disponibiliza um aplicativo para as crianças que vai ajudar na eliminação dos focos do Aedes aegypti.

Mais uma vez, a teoria será aliada à prática, com as crianças vistoriando residências sob a coordenação da diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, agentes de endemias da Vigilância Sanitária e acompanhamento dos monitores e professores das escolas.

Durante as ações práticas, as crianças e adolescentes usam colete, cartão de identificação, caneta e adesivo (aprovado e reprovado), que é colado na residência conforme o resultado da vistoria.

continua após publicidade

“Ter a parceria da rede municipal de ensino, da assistência social e das crianças é fundamental. Percebemos que elas são mobilizadoras, mudam as atitudes e a cultura. Vale a pena investir nelas e ter o apoio do Sesc com o aplicativo, o que induz à eliminação de criadouros do mosquito neste momento é extremamente necessário. É a sociedade civil entendendo que devemos estar juntos contra a dengue”, destacou a secretária de Saúde.

Segundo a técnica de atividades do Sesc, Andrea Lisboa Marques Stresser, pelo aplicativo, a criança pode registrar, por meio de fotos, o possível foco de água parada e sua eliminação. As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante.

“O aplicativo vai contribuir bastante nesta campanha. É um aplicativo bem lúdico, onde a pessoa faz a remoção dos futuros e possíveis criadouros dos focos do mosquito da dengue. A criança vai tirar uma foto do antes e depois e entra nessa competição do bem”, explicou Andrea.

continua após publicidade

O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi transformado na Lei 3.689 de 16 de maio de 2022 por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy.

“Este ano a dengue voltou com força total. Conversando com as secretarias da saúde e da educação, imediatamente foram tomadas medidas para que o projeto fosse retomado o quanto antes. A orientação que as crianças estão recebendo, o envolvimento delas em ajudar as famílias a ter esse olhar de eliminar os focos do mosquito, vistoriando todos os dias os possíveis focos, tenho certeza que será fundamental para diminuir os casos de dengue no município”, enfatizou Gertrudes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Combate à dengue em Ivaiporã tem adesão das crianças e adolescentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!