MAIS LIDAS
VER TODOS

JUSTIÇA

Comarca de Faxinal adere ao programa Criança e Adolescente Protegido

Iniciativa do TJ-PR incentiva a confecção de documentos de identificação durante a infância

Da Redação

·
Representantes da Comarca e prefeituras discutem programa
Icone Camera Foto por Divulgação
Representantes da Comarca e prefeituras discutem programa
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2023, 15:37:15 Editado em 19.10.2023, 15:36:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os municípios da Comarca de Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis, participaram na última terça-feira (03) de uma reunião no Fórum de Faxinal, em atenção ao “Programa Criança e Adolescente Protegidos”. Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), o programa está percorrendo todas as comarcas do estado visando a identificação por meio do Registro Geral (RG), de todas as crianças e adolescentes paranaenses.

continua após publicidade

O trabalho de divulgação vem sendo feito pela desembargadora do TJ-PR, Lídia Maejima, que é a idealizadora e coordenadora o programa, que nasceu de um estudo elaborado por ela na década de 90, quando ainda estava na magistratura. Em Faxinal, a desembargadora se reuniu com a juíza e o promotor da Comarca de Faxinal, Grasiéli Taíse Ficanha e Gabriel Thomaz da Silva e representantes das Prefeituras de Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis.

LEIA MAIS: PM apreende duas motocicletas por infração de trânsito em Faxinal

continua após publicidade

Durante a reunião foi definido que cada cidade atuará com o encaminhamento dos alunos das escolas até os serviços de identificação. O objetivo é garantir que as crianças tenham acesso ao documento.

O judiciário da Comarca e o Ministério Público se colocaram à disposição para garantir aos municípios as condições legais de representação dos alunos aos serviços de identificação, para que as próprias escolas possam representar os menores nos interesses do Programa, agilizando o procedimento.

Em Faxinal, desde o dia 04 de outubro já foram atendidas mais de 300 crianças e adolescentes, além da cota média de atendimentos, o que representa mais de 580 cidadãos atendidos com os serviços do RG no PAC - Posto de Atendimento ao Cidadão em Faxinal.

continua após publicidade

Segundo o serviço de identificação, a agenda de atendimento ao programa encerrará 2023 com 907 atendimentos. Já em 2024 o agendamento será estabelecido pelas Escolas e CMEIs, para um melhor controle e objetivando evitar deslocamento dos pais e crianças, além da espera. Os atendimentos seguirão um cronograma a ser estabelecido pela Secretaria de Educação.

Segundo a Prefeitura de Faxinal, em menos de 30 dias de adesão ao programa o número de crianças e adolescentes atendidos representou um aumento de 180% nos atendimentos.

SERVIÇO

continua após publicidade

O Instituto de Identificação atende no PAC – Ponto de Atendimento ao Cidadão, na Avenida Brasil, n° 1.340, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11 horas e das 13 às 17 horas, telefone (43) 3461-3183.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

Deixe seu comentário sobre: "Comarca de Faxinal adere ao programa Criança e Adolescente Protegido"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!