Com 113 vagas para o campus de Jandaia do Sul, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou uma nova forma de ingressar na instituição. Por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) Enem, o candidato pode conseguir uma vaga em cursos de graduação da universidade sem fazer o vestibular e sem taxa de inscrição.
Além disso, a UFPR anunciou também mudanças no sistema de funcionamento da lista de espera do vestibular.
Como funciona e como se inscrever no Processo Seletivo Simplificado Enem da UFPR?
O Processo Seletivo Simplificado Enem da UFPR oferece vagas em cursos de graduação da universidade que tiveram baixa procura no vestibular. Ou seja, cursos que tiveram menos inscrições do que vagas disponíveis.
Para participar, o candidato pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer um dos últimos cinco anos.
O período para inscrições no PSS Enem de 2024 inicia em 18 de janeiro e vai até as 17 horas de 24 de janeiro.
O edital com os detalhes será publicado no dia 18 de janeiro, no site do Núcleo de Concursos.
Quantas vagas e quais são os cursos disponíveis em 2024?
Na edição 2024, o PSS ofertará vagas também em todos os cursos de graduação da UFPR que apresentaram baixa procura no Vestibular 2024.
Segundo a universidade, são 916 vagas distribuídas entre Curitiba (314), Jandaia do Sul (113), Matinhos (163), Palotina (253) e Pontal do Paraná (73).
Os cursos com vagas disponíveis em Jandaia do Sul são: Engenharia Agrícola – Bacharelado – I (M+V), Engenharia de Alimentos – Bacharelado – I (M+V), Engenharia de Produção – Bacharelado – I (M+V) e Ciências Exatas (Física/Matemática/Química) – Licenciatura – N.
Qual a diferença para o ingresso pelo Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e as vagas são ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo uma delas, a UFPR.
Por meio de uma plataforma gerida pelo MEC, o sistema seleciona os estudantes com base na nota do ENEM até o limite da oferta das vagas. A quantidade de vagas é reservada anteriormente para esse sistema de ingresso.
A seleção é feita conforme as escolhas dos candidatos inscritos, por ordem de maior classificação. A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.
No PSS Enem, o candidato usa a nota do Enem e concorre a vaga em uma plataforma própria da UFPR. Além disso, as vagas disponíveis são as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares.
Deixe seu comentário sobre: "Com vagas em Jandaia, UFPR anuncia nova forma de entrar na instituição"