MAIS LIDAS
VER TODOS

oportunidade

Com vagas em Jandaia, UFPR anuncia nova forma de entrar na instituição

Inscrições vão até 24 de janeiro, pela internet; campus situado no Vale do Ivaí tem 113 vagas disponíveis em quatro cursos

Da Redação

·
Campus da UFPR em Jandaia do Sul
Icone Camera Foto por Reprodução/UFPR
Campus da UFPR em Jandaia do Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2024, 19:55:13 Editado em 19.01.2024, 19:55:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com 113 vagas para o campus de Jandaia do Sul, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou uma nova forma de ingressar na instituição. Por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) Enem, o candidato pode conseguir uma vaga em cursos de graduação da universidade sem fazer o vestibular e sem taxa de inscrição.

continua após publicidade

Além disso, a UFPR anunciou também mudanças no sistema de funcionamento da lista de espera do vestibular.

Como funciona e como se inscrever no Processo Seletivo Simplificado Enem da UFPR?

continua após publicidade

O Processo Seletivo Simplificado Enem da UFPR oferece vagas em cursos de graduação da universidade que tiveram baixa procura no vestibular. Ou seja, cursos que tiveram menos inscrições do que vagas disponíveis.

Para participar, o candidato pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer um dos últimos cinco anos.

O período para inscrições no PSS Enem de 2024 inicia em 18 de janeiro e vai até as 17 horas de 24 de janeiro.

continua após publicidade

O edital com os detalhes será publicado no dia 18 de janeiro, no site do Núcleo de Concursos.

Quantas vagas e quais são os cursos disponíveis em 2024?

Na edição 2024, o PSS ofertará vagas também em todos os cursos de graduação da UFPR que apresentaram baixa procura no Vestibular 2024.

continua após publicidade

Segundo a universidade, são 916 vagas distribuídas entre Curitiba (314), Jandaia do Sul (113), Matinhos (163), Palotina (253) e Pontal do Paraná (73).

Os cursos com vagas disponíveis em Jandaia do Sul são: Engenharia Agrícola – Bacharelado – I (M+V), Engenharia de Alimentos – Bacharelado – I (M+V), Engenharia de Produção – Bacharelado – I (M+V) e Ciências Exatas (Física/Matemática/Química) – Licenciatura – N.

continua após publicidade

Qual a diferença para o ingresso pelo Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e as vagas são ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo uma delas, a UFPR.

Por meio de uma plataforma gerida pelo MEC, o sistema seleciona os estudantes com base na nota do ENEM até o limite da oferta das vagas. A quantidade de vagas é reservada anteriormente para esse sistema de ingresso.

A seleção é feita conforme as escolhas dos candidatos inscritos, por ordem de maior classificação. A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

No PSS Enem, o candidato usa a nota do Enem e concorre a vaga em uma plataforma própria da UFPR. Além disso, as vagas disponíveis são as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Com vagas em Jandaia, UFPR anuncia nova forma de entrar na instituição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!