MAIS LIDAS
VER TODOS

VOLUME DOBRADO

Coleta Seletiva de Ivaiporã se consolida e dobra volume

Município é um dos poucos no país que foi selecionado ao programa Lixão Zero.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2021, 08:00:00 Editado em 20.08.2021, 20:31:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Instalada há vários anos em Ivaiporã, a coleta seletiva de lixo vem se consolidando e a cada dia conquista novos avanços. A coleta seletiva no município é realizada através de parceria entre a prefeitura e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Copemari) que está instalada no Centro de triagem no aterro sanitário.

continua após publicidade

A cidade também é uma das poucas no país que foi selecionada para o programa Lixão Zero do Governo Federal e nos últimos 12 meses viu o volume de material reciclável processado no centro de triagem praticamente dobrar de 32 toneladas por mês para 70 ton.

Segundo a diretora municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, nesses primeiros meses da atual administração, foram identificadas algumas dificuldades, porém, vem sendo todas sanadas.

continua após publicidade

Também foi aberta uma nova trincheira e está sendo instalado ao lado do centro de triagem uma balança rodoviária para contribuir ainda mais com a organização do aterro sanitário.

“Estamos com os nossos dados desatualizados desde 2016, após a instalação dessa balança rodoviária, acredito que poderemos manter dados eficientes da entrada e saída dos recicláveis. Podendo assim planejar melhor os avanços”, relata Denise.

Outro desafio, segundo a secretária, é a implantação do serviço de compostagem no aterro sanitário. “Só estamos aguardando o revolvedor para colocar em funcionamento o serviço de compostagem do aterro em andamento. Sabemos que a maior parte dos resíduos (63%) é orgânico e vão para a trincheira. Com a compostagem queremos diminuir essa quantidade para contribuir com a vida útil dessa nova trincheira”, destaca a secretária.

continua após publicidade

Assista:

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Coleta Seletiva de Ivaiporã se consolida e dobra volume"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!