MAIS LIDAS
VER TODOS

Crise hídrica

Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido

A Sanepar informa que a estiagem prolongada e a crise hídrica que afeta o Paraná está atingindo os sistemas de abastecimento de água de Lunardelli, de Mauá da Serra e de Faxinal. Em Lunardelli, o Córrego Barreiro apresenta redução no volume de água de cer

Da Redação

·
Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2020, 17:49:07 Editado em 05.09.2020, 17:48:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Sanepar informa que a estiagem prolongada e a crise hídrica que afeta o Paraná está atingindo os sistemas de abastecimento de água de Lunardelli, de Mauá da Serra e de Faxinal. Em Lunardelli, o Córrego Barreiro apresenta redução no volume de água de cerca de 15%.

continua após publicidade

Em Mauá da Serra, os poços perderam em torno de 30% da capacidade de produção de água. E em Faxinal, com a redução da vazão da mina a perda de produção de água do poço e da mina chega em 20%. Por outro lado, nos três sistemas a Sanepar registra aumento no consumo na faixa de 20%. Com isso, não está sendo possível atender a demanda da população, o que provoca, em determinados períodos a falta temporária de água.

Para amenizar a situação, foram disponibilizados caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento. Dependendo do consumo, é possível que o fornecimento de água nas três cidades só volte à normalidade na madrugada do domingo (6) e será de forma gradativa.

continua após publicidade

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal.

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!