Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido - TNOnline
Mais lidas

    Vale do Ivaí

    Crise hídrica

    Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido

    Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido
    Foto por Divulgação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 05.09.2020, 17:49:07 Editado em 05.09.2020, 17:48:50
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Sanepar informa que a estiagem prolongada e a crise hídrica que afeta o Paraná está atingindo os sistemas de abastecimento de água de Lunardelli, de Mauá da Serra e de Faxinal. Em Lunardelli, o Córrego Barreiro apresenta redução no volume de água de cerca de 15%. 

    Em Mauá da Serra, os poços perderam em torno de 30% da capacidade de produção de água. E em Faxinal, com a redução da vazão da mina a perda de produção de água do poço e da mina chega em 20%. Por outro lado, nos três sistemas a Sanepar registra aumento no consumo na faixa de 20%. Com isso, não está sendo possível atender a demanda da população, o que provoca, em determinados períodos a falta temporária de água. 

    Para amenizar a situação, foram disponibilizados caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento. Dependendo do consumo, é possível que o fornecimento de água nas três cidades só volte à normalidade na madrugada do domingo (6) e será de forma gradativa.

    No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. 

    No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

    Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Cidades do Vale do Ivaí têm abastecimento comprometido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.