MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Chuva em excesso prejudica lavouras de inverno

Com as chuvas contínuas as lavouras de trigo sofrem com ocorrências de doenças, colheita do milho está paralisada

Da Redação

·
Volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias - foram  167 mm até a manhã de quarta-feira (19)
Icone Camera Foto por TN Online
Volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias - foram 167 mm até a manhã de quarta-feira (19)
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.08.2020, 06:06:29 Editado em 20.08.2020, 06:06:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O grande volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias - foram 167 mm até a manhã de quarta-feira (19) - começa a provocar prejuízos nas lavouras dos 15 municípios na área de abrangência da regional da Seab de Ivaiporã. Com as chuvas contínuas as lavouras de trigo sofrem com ocorrências de doenças e a colheita do milho está paralisada.

continua após publicidade

De acordo com o engenheiro agrônomo, Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral) as áreas de trigo em fase de preenchimento de grãos e maturação, cerca de 30% da área plantada, são as que estão mais prejudicadas.

“A chuva está favorecendo aparecimento de doenças nas lavouras. Principalmente com o surgimento da brusone, que compromete tanto a produtividade quanto a qualidade dos grãos. A preocupação é principalmente do trigo que começaria a ser colhido no início de setembro”, esclarece Empinotti.

continua após publicidade

Os produtores de milho também estão sendo castigados e ficam prejudicado com as chuvas. Segundo o agrônomo, a colheita que já tinha alcançado um quarto da produção iria ser acelerada nesta semana. “Isso tem gerado preocupação com a umidade dos grãos e a qualidade deve perder um pouco”.

Ainda segundo o agrônomo, por enquanto não é possível fazer projeções das perdas. “Temos que aguardar ainda alguns dias para ver o real prejuízo. Mas, o problema maior ainda é com o trigo, primeiro por causa da estiagem e agora com a chuva. Com o clima normal a produtividade média do grão na região ficaria próximo a 140 sacas por alqueire, este ano com certeza não deverá alcançar esta média”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva em excesso prejudica lavouras de inverno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!