MAIS LIDAS
VER TODOS

Natural

Câmera 'trap' flagra animal raríssimo em Mauá da Serra

Irara bicolor foi vista na região do Monte Sinai e surpreendeu o biólogo Fernando Felipe, de Apucarana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2022, 15:53:29 Editado em 09.11.2022, 16:13:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma Irara, animal considerado extremamente raro, foi flagrada por uma câmera 'trap' (armadilha em português) nas proximidades do Monte Sinai, localizado na zona rural de Mauá da Serra, nesta quarta-feira (9). O equipamento pertence ao biólogo Fernando Felipe Rodrigues, de Apucarana, norte do Paraná, que explica mais sobre o bicho.

continua após publicidade

"Eu nunca vi uma irara preta e branca. O animal bicolor é extremamente raro. Geralmente, encontramos a irara somente de uma cor e desta vez, tivemos a sorte de registrar essa raridade. A eira barbara é um mamífero mustelídeo, da família mustelidae, esguio e comprido", esclarece o biólogo.

O local exato onde a câmera do biólogo fica localizada, por segurança, não pode ser informado. "Temos alguns equipamentos espalhados pela zona rural para captar animais e momentos como esse", explica.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Veado-catingueiro surge em câmera 'trap' pela área rural de Mauá

CARACTERÍSTICAS GERAIS

A irara (Eira barbara) é um mamífero mustelídeo (Família Mustelidae), esguio e comprido. Classificada inicialmente como Tayra barbara (Linneau, 1758), ficou conhecida no idioma inglês por tayra. Seu nome (irara) provém etimologicamente do tupi-guarani, sendo uma junção de: yra (de eira), mel e uara (ara, por guara), fazendo referência a um “comedor de mel”, em tradução direta, sendo também conhecida como papa-mel.

Seu comprimento pode atingir 60 cm, sem contar a longa e espessa cauda, que pode chegar a dois terços do comprimento do corpo. Além disso, a irara possui um leve curvamento no dorso, como uma sutil corcunda, orelhas pequenas e arredondadas, e fortes garras adaptadas à escalada e corrida. Possui pelagem curta de cor marrom escura ou preta no dorso, pernas, pés e cauda; enquanto que sua cabeça pode ser mais clara (em tons de bege), marrom acinzentada, ou escura, similar ao restante do corpo; podendo ainda apresentar manchas mais claras na região ventral do pescoço.

continua após publicidade

Alimentação

Sob as árvores, sai em busca de uma diversidade de itens alimentares que incluem frutas, mel e pequenos invertebrados presentes nas árvores e no ambiente em geral. Nas matas, também caça pequenos roedores, sendo a irara, portanto, considerada um animal onívoro oportunista.

Hábitos

Iraras têm excelente olfato e é este sentido o que lhes permite encontrar suas presas com exímia precisão.

Habitat

Seu habitat original são as florestas tropicais, matas ciliares e de galeria, embora habite também matas secundárias, fragmentos de matas e vegetações arbustivas em geral, onde encontre água, alimento e refúgio. Em ambientes transformados, a irara pode visitar alguns pomares e plantações. Quanto ao seu percurso diário, dados apontam para um deslocamento de 2 a 8 km diários.

Fonte: Animal Business

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Câmera 'trap' flagra animal raríssimo em Mauá da Serra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!