MAIS LIDAS
VER TODOS

Absolvição

Câmara rejeita cassação do prefeito Lauro Junior em Jandaia do Sul

Sessão extraordinária foi realizada neste domingo (6) na Câmara de Vereadores

Da Redação

·
Câmara realizou sessão extraordinária neste domingo em Jandaia do Sul
Icone Camera Foto por (Divulgação)
Câmara realizou sessão extraordinária neste domingo em Jandaia do Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2023, 12:13:28 Editado em 06.08.2023, 12:45:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), foi absolvido de processo de cassação em sessão extraordinária neste domingo (6) na Câmara. Os vereadores rejeitaram relatório final da Comissão Processante, que investigou denúncia oferecida pelo cidadão Vítor Hugo Barbieri Missiato e recomendava a perda do mandato do prefeito. Em entrevista ao TNOnline, Lauro Junior disse que "a justiça foi feita" e apontou "perseguição política".

continua após publicidade

O pedido de cassação precisava de seis votos favoráveis, porém, apenas quatro vereadores votaram pela cassação. O relatório da Comissão Processante acatou quatro das sete denúncias. Cada fato foi votado separadamente e o placar foi o mesmo em todas votações: 4 a 4. Com esse resultado, o processo foi declarado arquivado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, Cláudio Taparo (PTB).

-LEIA MAIS: Fundador de capela, apucaranense morre vítima de câncer aos 76 anos

continua após publicidade

O denunciante apontou supostas irregularidades cometidas pela administração municipal em processo de licitação pública, contratação de frente de trabalho e uso de veículo, que poderiam ser enquadradas em infrações político-administrativas tipificadas no artigo 4º do Decreto Lei nº 201/67.

A denúncia com pedido de cassação foi apresentada em 17 de abril de 2023 e acatada pelo Legislativo, que determinou a instalação de uma comissão processante para fazer as investigações. A comissão, composta pelos vereadores Bruno Cavassani (PSD), presidente, Mazinho Koteski (PTB), relator, e Welton Pinheiro (Cidadania), membro, concluiu e apresentou o relatório à mesa diretora da Casa na quinta-feira (3). O documento conclui pela procedência parcial da denúncia, porém posicionando-se pela cassação do mandato político do prefeito.

 Com resultado da votação, processo foi arquivado na Câmara
Icone Camera Foto por (Divulgação)
Com resultado da votação, processo foi arquivado na Câmara
continua após publicidade


A sessão extraordinária foi aberta à população e transmitida pelo Facebook da Câmara. A defesa do acusado teria um tempo estipulado de até duas horas para apresentar seus argumentos e pontos de vista, porém, não compareceu à sessão. Cada vereador teve o direito do uso da palavra por até quinze minutos. A votação foi aberta e nominal.

O prefeito Lauro Junior comemorou o resultado positivo e disse que vem sofrendo "perseguição política". "A justiça foi feita, no entanto, foi um processo político", disse ao TNOnline após a proclamação do resultado.

Segundo ele, as denúncias ainda estão tramitando no Judiciário. "Não existe trânsito em julgado no Judiciário ainda. Como a Câmara poderia fazer a cassação de forma política, prejudicando o desenvolvimento da cidade?", questionou, assinalando que vai buscar sua inocência também nos processos judiciais ainda em curso.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara rejeita cassação do prefeito Lauro Junior em Jandaia do Sul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!