MAIS LIDAS
VER TODOS

Comissão processante

Câmara de Jandaia do Sul vota domingo pedido de cassação do prefeito

Sessão extraordinária foi convocada pelo presidente do Legislativo; entenda

Da Redação

·
Prefeito Lauro Junior é alvo de comissão processante
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Prefeito Lauro Junior é alvo de comissão processante
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2023, 17:22:26 Editado em 04.08.2023, 17:22:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, Cláudio Taparo (PTB), convocou sessão extraordinária para este domingo (6), a partir das 10 horas. Na ocasião será votado relatório final da Comissão Processante que investigou denúncia oferecida pelo cidadão Vítor Hugo Barbieri Missiato contra o prefeito Lauro Junior (União Brasil). O denunciante aponta supostas irregularidades cometidas pela administração municipal em processo de licitação pública que correspondem a infrações político-administrativas tipificadas no artigo 4º do Decreto Lei nº 201/67.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Itaipu anuncia investimentos disponíveis para todos municípios do PR

A denúncia com pedido de cassação foi apresentada em 17 de abril de 2023 e acatada pelo Legislativo, que determinou a instalação de uma comissão processante para fazer as investigações. A comissão, composta pelos vereadores Bruno Cavassani (PSD), presidente, Mazinho Koteski (PTB), relator, e Welton Pinheiro (Cidadania), membro, concluiu e apresentou o relatório à mesa diretora da Casa nesta quinta-feira (3), às 16h30. O documento conclui pela procedência parcial da denúncia, porém posicionando-se pela cassação do mandato político do prefeito.

continua após publicidade

A comissão tinha um prazo de 90 dias para entregar o relatório. Como este prazo termina à meia-noite de domingo e o presidente da Câmara tinha 48 horas para convocar a sessão de votação e notificar o denunciante para fazer sua defesa, ele marcou a sessão para domingo de manhã, após recomendação do advogado e assessor legislativo Carlos Henrique Mendes.

A sessão extraordinária será aberta à população e transmitida pelo Facebook da Câmara. O plenário irá realizar a leitura do relatório e dos principais documentos do processo.

A defesa do acusado terá um tempo estipulado de até duas horas para apresentar seus argumentos e pontos de vista. Posteriormente, cada vereador poderá fazer o uso da palavra por até quinze minutos.

A votação será aberta e nominal, deixando transparente o posicionamento de cada vereador. Caso a votação seja favorável à cassação, o prefeito será afastado do cargo, resultando na perda do mandato e dos direitos políticos. Neste caso, vice-prefeito Dionísio Costa Alves (Podemos), o Fifa, assumiria o cargo vago. O prefeito Lauro Junior foi procurado para comentar a convocação da sessão, porém não deu retorno.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Jandaia do Sul vota domingo pedido de cassação do prefeito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!