MAIS LIDAS
VER TODOS

JARDIM ALEGRE

Aposentada transforma lazer em fonte de renda; veja

Na propriedade de dois alqueires, Vera produz milho, frutas, verduras, e há dois anos passou também a produção de ovos caipiras

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2021, 07:00:00 Editado em 02.07.2021, 21:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em Jardim Alegre a psicóloga Vera Lucia dos Santos que se aposentou há quatro anos conseguiu transformar uma pequena propriedade rural na localidade de Palmeirinha em uma ótima alternativa de renda.

continua após publicidade

Na propriedade de dois alqueires, Vera produz milho, frutas, verduras, e há dois anos passou também a produção de ovos caipiras, que atualmente é a principal atividade da chácara.

Vera conta que trabalhou nos últimos 26 anos na Prefeitura de Jardim Alegre, a princípio a propriedade seria apenas para os finais de semana, porém, as coisas foram acontecendo e há dois anos ela também decidiu mudar para a chácara, onde mora com a mãe e um casal que a auxilia nos afazeres.

continua após publicidade

“Eu sempre gostei do campo, embora tenha morado a vida inteira na cidade. Dois anos antes de me aposentar foi quando eu comprei a chácara, que na época não tinha nada. Então, eu vinha nos finais de semanas, plantava árvores frutíferas, porque daria sombra, mas me daria frutas também. Na entrada, por exemplo, em vez de colocar palmeiras, plantei coqueiro anão porque embeleza e também dá o fruto e assim fomos fazendo gradativamente”, explica Vera.

Quando se aposentou ela então começou a passar mais tempo na propriedade. “É um lugar gostoso, muito bonito, mas eu precisa de alguma coisa para acrescentar a renda, foi então que passamos a produzir peixes”.

Há dois anos ela dedicou o trabalho na produção de ovos caipiras. São 500 aves que produzem ovos no sistema “cage-free” - sem gaiolas em galpão aberto, respeitando as necessidades e o instintos das galinhas.

continua após publicidade

“Elas ficam no galpão para comer, beber, dormir e botar, fora isso, ficam soltas pastando, ciscando, comendo bichinhos. Também oferecemos para elas, alimentação alternativa, como couve, almeirão, ora-pro-nóbis e frutas daqui da chácara, como goiaba, mamão, o que estiver sobrando”, explica Vera

As galinhas também recebem ração balanceada composta da nutrição que poedeira precisam. Por dia a produção é em torno de 470 ovos, que são comercializados no comercio de Jardim Alegre, junto aos vizinhos e também em um pegue e pague montado na estrada em frente a chácara, onde os ovos ficam expostos, e as pessoas podem se auto atender, deixando dinheiro em uma caixa.

“Na verdade copiei essa ideia de outros lugares que já tem isso, ali em Rosário do Ivaí, o pegue e pague é de uvas. Desde janeiro estamos com o pegue e pague, vende bem as pessoas gostam de comprar”, disse.

continua após publicidade

Apesar do pesque e pague não ter ninguém cuidando, ela diz que nunca teve prejuízo. “Tem mais pessoas honestas que desonestas, graças a Deus. O pessoal daqui é muito gente boa também”, completa Vera.

Assista a entrevista:

continua após publicidade

tnonline



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Aposentada transforma lazer em fonte de renda; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!