MAIS LIDAS
VER TODOS

MUNICIPALISMO

Amuvi se mobiliza pela redução da alíquota do INSS das prefeituras

Prefeitos do Vale do Ivaí querem apoio de deputados para evitar reoneração da folha de pagamento

Da Redação

·
Presidente da Amuvi; Emerson Toledo Pires
Icone Camera Foto por TNOnline
Presidente da Amuvi; Emerson Toledo Pires
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.02.2024, 07:24:19 Editado em 21.02.2024, 21:24:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, encaminhou nesta quarta-feira carta para todos os deputados e senadores da bancada federal do Paraná em Brasília. O documento, assinado pelos 26 prefeitos e prefeitas que compõem a Amuvi, manifesta apoio da associação no sentido de que todos os parlamentares paranaenses continuem empenhados na manutenção da alíquota do INSS recolhida pelas prefeituras na folha de pagamento do funcionalismo, que hoje é de 8%, relativa à contribuição patronal.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Amuvi defende que parte do imposto de renda fique no Vale do Ivaí

No final do ano, o Governo Lula editou a Medida Provisória nº 1.202/23, que trata da reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia do País. Atualmente, o benefício da desoneração da folha permite que essas empresas paguem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.

continua após publicidade

A MP, que passa a valer a partir de abril, inclui as prefeituras de municípios com até 142,6 mil habitantes, que terão a alíquota de contribuição patronal elevada de 8% para 20% gradativamente.

A MP foi editada pelo governo federal após a promulgação, pelo Congresso Nacional, da Lei 14.784, de 2023, que prorroga para até o final de 2027 a desoneração da folha salarial. A MP foi publicada depois de o Congresso derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto original aprovado pelos congressistas.

Na carta aos parlamentares, a Amuvi pede que seja mantida a redução da alíquota do INSS das prefeituras tal como está garantida na Lei 14.784/2023, que representa uma economia de R$ 11 bilhões por ano para ao menos 5.366 cidades brasileiras.

continua após publicidade

“Essa medida é de suma importância para o equilíbrio fiscal e a sustentabilidade dos nossos municípios, que enfrentam uma grave crise financeira”, diz texto da carta.

“A redução da alíquota do INSS alivia a carga tributária sobre as folhas de pagamento dos servidores municipais, permitindo que possamos investir mais em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Sabemos que há pressões contrárias à manutenção dessa redução, que alegam que ela prejudica a arrecadação da Previdência Social e compromete o pagamento das aposentadorias e pensões. No entanto, esses argumentos não se sustentam, pois a redução da alíquota do INSS não afeta o valor das contribuições dos trabalhadores, mas apenas o das contribuições patronais dos municípios”, ressalta.

“Portanto, solicitamos aos senhores e senhoras parlamentares que defendam os interesses dos municípios do Paraná e do Brasil, e que votem pela manutenção da redução da alíquota do INSS, conforme previsto na Lei 14.784/2023”, destaca o documento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Amuvi se mobiliza pela redução da alíquota do INSS das prefeituras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!