MAIS LIDAS
VER TODOS

VALE DO IVAÍ

Amuvi procura se adequar a nova lei das associações

Estatuto será alterado para que a associação possa representar os municípios perante a Justiça e outros organismos

Da Redação

·
O encontro foi restrito aos prefeitos
Icone Camera Foto por Divulgação
O encontro foi restrito aos prefeitos
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2023, 19:13:49 Editado em 10.11.2023, 19:13:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. O encontro, restrito aos prefeitos, foi convocado pelo presidente da associação, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, para discutir alguns assuntos internos de natureza burocrática e técnica, além de outros de interesse dos municípios.

continua após publicidade

O principal assunto das discussões refere-se a alterações no estatuto da associação, visando adequá-lo à lei 14.341/22, sancionada em 18 de maio de 2022 pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A nova lei regulamenta o funcionamento das associações de municípios, permitindo que elas representem seus associados perante a Justiça e outros organismos em assuntos de interesse comum. O prazo para essa adequação encerra-se em 18 de maio do ano que vem.

-LEIA MAIS: Aves silvestres são resgatadas e morador da região multado em R$ 6 mil

continua após publicidade

Para explicar detalhes da nova lei das associações, esteve presente na reunião a assessora jurídica da Amuvi, advogada Bruna de Farias Ferreira Leite. Segundo ela, a nova lei estabeleceu um formato padronizado de constituição das associações e representações de municípios, com a finalidade de regulamentar que todas elas tenham a mesma formatação. Por isso há necessidade de alterar e padronizar o estatuto da Amuvi. Ela observa que, embora não sejam alterações relevantes, é necessário dar formalidade legal ao estatuto. “Se a Amuvi não se adequar à nova lei dentro do prazo, seu estatuto passa a ser considerado nulo e, assim, não tem formalidade jurídica”, alerta.

“É importante este debate para podermos deixar a Amuvi bem legalizada, cada vez mais dentro das normas que ela precisa andar”, justifica também o presidente Lauro Junior.

Hoje, são muitas as associações regionais ou estaduais de municípios existentes no País, como a própria Confederação Nacional de Municípios (CNM). No entanto, por falta de condição legal, elas têm dificuldades de representar seus municípios associados em diversas instâncias. A nova lei prevê que sejam conhecidas oficialmente como “Associação de Representação de Municípios”.

continua após publicidade

RIQUEZAS DO VALE

Um outro assunto discutido na reunião da Amuvi foi referente à Exposição Riquezas do Vale, que será realizada em Apucarana no dia 2 de dezembro, no Espaço das Feiras. O evento, criado neste ano pela Amuvi, visa reunir todas as tradições do Vale do Ivaí, incluindo gastronomia, artesanato, produtos diversos, além de apresentações musicais e artísticas.

Dos 26 municípios da Amuvi, 18 já confirmaram participação nesta primeira feira, que será realizada das 15 às 22 horas, com muitos atrativos regionais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Amuvi procura se adequar a nova lei das associações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!