MAIS LIDAS
VER TODOS

Vale do Ivaí

Alunos contam em livro origens de famílias de Jardim Alegre

Estudantes do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, no município de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, encerram 2020 com uma grande conquista. O grupo concluiu o projeto Historiadores em Construção, que envolveu a produção de um livro sobre as origens das famí

Da Redação

·
Alunos contam em livro origens de famílias de Jardim Alegre
Icone Camera Foto por AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.12.2020, 10:17:57 Editado em 30.12.2020, 10:18:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudantes do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, no município de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, encerram 2020 com uma grande conquista. O grupo concluiu o projeto Historiadores em Construção, que envolveu a produção de um livro sobre as origens das famílias que habitam a cidade. Mais de 45 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e da Formação de Docentes participaram.

continua após publicidade

A iniciativa foi uma proposta da professora Rosângela Mendonça, por meio da disciplina de História. O que moveu a educadora foi a reivindicação dos moradores da cidade e, também, a oportunidade de melhorar a escrita dos estudantes. “Identificamos uma dificuldade na área de produção e interpretação de texto dos alunos, desde o conselho de classe de 2017. Também havia o interesse dos moradores de Jardim Alegre para que fosse escrita a história do muncípio”, explica.

A ideia foi que cada um dos estudantes pudesse trabalhar tanto com pesquisa documental como com entrevistas. “Foi dada a oportunidade para que o aluno iniciasse no campo da pesquisa, tendo como objeto a própria história familiar”, explica a professora.

continua após publicidade

O resultado foi o livro “Historiadores em construção: mosaico das famílias que compuseram e compõem o cenário demográfico de Jardim Alegre”, uma produção com mais de 200 páginas e 13 produções textuais.

Meiryelle Lnortovz foi uma das integrantes do projeto. Ela é descendente de um dos pioneiros de Jardim Alegre e descobriu o fato justamente durante as pesquisas para o livro.

“Descobri com essa pesquisa que meu bisavô foi pioneiro daqui e que meu avô foi o primeiro pastor de uma das igrejas de Ivaiporã. Ainda descobri bastante sobre a minha linhagem japonesa, desde a imigração como colonos até a conquista que fez deles proprietários de terras”, conta a aluna.

continua após publicidade

Para a jovem, ser parte de um importante ponto da história local é um grande privilégio. “Gostei de descobrir mais sobre as minhas origens, é uma sensação incrível. Não foi nada fácil, pois tivemos bastante trabalho, mas é algo que contribuiu muito para o meu crescimento pessoal, profissional e familiar”.

Outro estudante que participou ativamente do projeto é Ítalo Costenari, que relata a dificuldade inicial. “Participar do livro foi uma experiência incrível que a gente teve. No começo foi bastante difícil, mas tivemos o suporte da professora. Começou pedindo a nossa biografia, depois fomos levantando a história da nossa família por meio do questionário que ela disponibilizou, além de pesquisa em certidões de nascimento, casamento e óbito”, comenta.

Ítalo também gostou de ser parte do livro por conta do que aprendeu durante o processo. “Foi um grande aprendizado, não só na área da escrita, mas também sobre a história de cada um. Descobrimos coisas que não imaginávamos sobre nossos pais, avós e antepassados. Agora sabemos de onde viemos, de onde nossas famílias vieram, e isso é muito bom”.

continua após publicidade

A professora Rosângela destaca também como o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita foi alcançado. “Enquanto professora orientadora do projeto, eu fiz o papel de estimulá-los. Foi importante reconhecer, valorizar e parabenizar conforme as etapas iam sendo vencidas, além de incentivá-los para as próximas”, disse.

O livro “Historiadores em construção: mosaico das famílias que compuseram e compõem o cenário demográfico de Jardim Alegre” ainda não tem data certa para publicação, mas a ideia é que seja lançado no primeiro semestre de 2021.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos contam em livro origens de famílias de Jardim Alegre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!